TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA NA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE QUEIJOS

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA NA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE QUEIJOS.

Jundiaí

2016


  1. INTRODUÇÃO

A crescente dificuldade para a obtenção de um bom emprego, a falta de perspectiva de uma carreira profissional, o constante sentimento de instabilidade proporcionado pelas empresas aos seus funcionários, aliada a esperança de um futuro financeiro independente, são os principais motivos mencionados pelos referenciados autores de empreendedorismo e pelos próprios empreendedores que com muito esforço conseguiram êxito na difícil tarefa de criar seu próprio negócio. Isto sem contar com os trabalhadores que abdicam de seus cargos para se aventurar nessa onda empreendedora.

Esse trabalho tem como objetivo apresentar a viabilidade de negócio na montagem de uma empresa de fabricação de queijos, onde o principal produto fabricado será uma adaptação de um queijo português conhecido como SERRA DA ESTRELA.

A fabricação de queijos é um processo que compreende uma série de operações desde a recepção do leite até o último dia da maturação e expedição do produto para o mercado.

Basicamente essa pesquisa tem como intuito o desenvolvimento de várias disciplinas apresentadas ao longo do curso, servindo de embasamento técnico para a execução do projeto.

Dentre os principais conceitos adotados, estão à análise estatística, visando a melhor compreensão do mercado e necessidades do público alvo, a administração e gestão do projeto como um todo, desde a aquisição da melhor localidade, passando pela capacidade de produção até a melhor logística de distribuição, o planejamento operacional da produção, a organização de layout, a gestão da qualidade com desenvolvimento de procedimentos de forma a atender todas as normas específicas de produção de alimentos, no caso laticínio.      

Outro ponto importante abordado no projeto é o marketing, principal ferramenta de estratégia, que abrange todo o processo de venda e a relação entre empresa e clientes. Como parte dessa estratégia o projeto prevê a inovação e adaptação de um produto já conhecido no mercado, mas visando um publico alvo diferente.

E por fim a questão econômica do projeto, com a análise financeira do investimento, custos fixos / variáveis e fluxo de caixa, de forma a garantir a viabilidade e confiabilidade no desenvolvimento do projeto.

Como em todo empreendimento o desejo de consolidação vem de encontro à grande possibilidade de insucesso, isso devido às altas taxas de juros, concorrência predatória, um mercado em recessão, falta de incentivo do governo, demora em uma reforma fiscal, e principalmente a falta de planejamento na hora de calcular os riscos do investimento.

Justamente visando diminuir a taxa de mortalidade das empresas, é que será utilizada nesse projeto a capacitação do engenheiro de produção, que é de gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade, definir a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.


  1. A EMPRESA

Assim como na vida pessoal, a vida de uma empresa também precisa de objetivos claros e metas definidas com coerência para que os negócios avancem. É importante que tanto os gestores como os colabores estejam alinhados com tudo que a empresa almeja. Assim, todos trabalham em prol de um mesmo objetivo e com os mesmos parâmetros. Esses são aspectos que precisam ser bem definidos a curto, médio e longo prazo e que norteiam o caminho dos negócios.

Por tanto, para o sucesso de uma empresa é fundamental:

  • Missão

Servir alimentos de qualidade e diferenciado atendendo as expectativas de nossos clientes.

  • Objetivo

Ser referência no ramo de laticínios, buscando o aprimoramento contínuo e inovando sempre.

  • Valores

Ser éticos, comprometidos, trabalhar com transparência e competência para implantar boas ações e boas práticas de qualidade.

  • Visão

Atender aos desejos dos clientes, produzindo com excelência em qualidade os produtos da marca, proporcionando sempre condições de crescimento para a empresa.

  • Princípios

Segurança, Validade Jurídica, Integridade, Autenticidade e Confidencialidade.

  • Política da Qualidade

Cliente: Atender os desejos dos nossos clientes, com produtos de alta qualidade, garantindo a logística para o abastecimento do mercado.

Processos: Estabelecer processos seguros e estáveis, buscando a melhoria contínua e redução de custos de produção. Ser simples e eficaz.

Sociedade: Contribuir para o desenvolvimento econômico da região dando ênfase aos cuidados com o Meio Ambiente.

Colaboradores: Estimular e motivar os colaboradores para o desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo ambiente de trabalho seguro e harmonioso em nossa empresa.

Como o queijo é um derivado do leite, rico em cálcio e vitaminas e amplamente consumido no Brasil, montar uma fábrica de queijos representa uma ótima oportunidade, pois a produção requer apenas leite que dependendo das condições pode ser encontrada bem próxima do produtor, diminuindo assim os custos e aumentando a capacidade de produção.

No Brasil a produção de leite é responsável pela manutenção da produção de diversas indústrias que produzem derivados como queijos, manteigas e iogurtes. Só a produção de queijos utiliza cerca de 60% da produção de leite, ou seja, a indústria do queijo é responsável pelo desenvolvimento econômico e social de diversas regiões e de empregabilidade de vários trabalhadores rurais.

Este trabalho foi elaborado para auxiliar na criação de uma empresa de pequeno porte, para produzir um específico tipo de queijo, para isto foram analisadas várias regiões, e a região que o nosso produto se adaptaria melhor, é na região de Poços de Caldas, município de Minas Gerais. De forma estratégica pode-se definir esta região como local para instalação, pois Minas Gerais junto com a região sul apresentam-se hoje como líderes nacionais na cultura pecuária leiteira. Historicamente o estado mineiro é tradicional na produção de leite, que é a principal matéria prima na produção do queijo, em função disto, detecta-se um acúmulo expressivo de empresas responsáveis por coletar e industrializar o leite, sendo assim uma grande fonte de fornecedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (378 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com