TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística e a probabilidade

Resenha: A estatística e a probabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  Resenha  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

A estatística e a probabilidade ajudando as empresas no seu planejamento

Prever eventos futuros esta longe de ser certo no mundo dos negócios. No entanto, pode ocorrer nas pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

A Probabilidade é um motivo ou indício que deixa presumir a verdade ou a possibilidade de um fato ocorrer, já a Estatística é a parte da matemática em que se investigam, os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer e os métodos de tirar conclusões ou profecias com base nesses dados.

Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é prever níveis futuros de vendas, ela pode ajudar a empresa na armação de seus possíveis valores futuros com base no nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode seguir seus planos de negócios no cenário provável, contudo estar ciente das possibilidades alternativas.

Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco, dessa forma a empresa sabe mais ou menos o nível de risco que está enfrentando se decidir perseguir a mesma linha de negócios.

Para ficar mais claro, vamos a alguns exemplos. Dentro de um banco, poderá ajudar no desenvolvimento de um novo produto ao analisar o comportamento e as preferências dos consumidores. Pode, também, desenvolver pesquisas que diminuem o risco de ofertar crédito. No Marketing, é bastante útil para analisar o comportamento da população, para saber qual marca é a mais popular ou ajudar a empresa a decidir que tipo de produto deve ser lançado no mercado. Em todas as situações mencionadas aqui – e em muitas outras -, imagine os milhões de reais que uma empresa pode perder (ou deixar de ganhar) com uma pesquisa malfeita?

Seja em qual área for, o estatístico transforma áridos levantamentos quantitativos em preciosas informações. A partir da análise de dados por amostragem, o profissional afirma quais são as chances de que determinadas coisas aconteçam.

A área de atuação da Estatística

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, por exemplo na área médica, a Estatística fornece métodos adequados que possibilitam decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença. Ela permite identificar situações críticas e, conseqüentemente, atuar em seu controle, desempenhado papel crucial, por exemplo, no estudo da evolução e incidência da AIDS é usada também para Coordenar e controlar testes de eficácia de medicamentos.

É usada na área tecnológica, onde com a era espacial apareceram diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações são recebidas de forma ruidosa e incerta.

Já na área de pesquisas de mercado e de opinião pública usa-se para definição de novos produtos, lançamentos, vendas, levantarem as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar bancos de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.

Na Indústria, atua no controle estatístico de qualidade e análise de processos industriais de mostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos que aprimoram a qualidade de um produto, realizando estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade alem de censos, levantamentos oficiais por amostragem, análises demográficas, definição de indicadores econômicos e sociais.

Em sociologia, é usada no estudo de fatores desencadeadores de comportamento violento, tipificação do uso de drogas, causas de reincidência de criminalidade.Na arte, atua estabelecendo padrões de estilo para a organização cronológica das obras de determinado autor, observa padrões predominantes na composição musical e suas diferenciações de estilo.

Nos Órgãos governamentais - federais, estaduais e municipais - empresas de economia mista, estatais, instituições de pesquisa, centros e departamentos de processamento de dados, firmas de planejamento, estabelecimentos industriais, comerciais, bancários e prestadores de serviço, empresas de pesquisa de opinião e de mercado, estabelecimentos de ensino, etc., bem assim, atuando como autônomo. Acrescente-se a essas, as áreas de Farmácia, Psicologia, Odontologia, Ecologia, Biologia e Geografia, dentre outras, bem como a área do magistério - notadamente no ensino superior - que se vê descortinado, o vasto campo de atuação do profissional da Estatística.

Na Bioestatística determina os métodos e organiza os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde. Na computação elabora programas de estudos estatísticos. Na internet elabora e gerencia programas de busca. Monta bancos de dados digitais. Levanta as características de consumidores de produtos e serviços para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.Analisar salários e avalia planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência. Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.

As organizações devem se preocupar e valorizar o comportamento das pessoas no ambiente laboral porque, o individuo é o elemento mais importante da organização e não uma “simples ferramenta”. Alem de compreender o ser humano na sua relação com o trabalho, as organizações através do seu comportamento terão a base na tomada de decisões. As atitudes dos funcionários possibilitam conhecer os problemas existentes na organização ou de influenciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com