TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do marketing de relacionamento

Artigo: A história do marketing de relacionamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2014  •  Artigo  •  982 Palavras (4 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 4

Marketing de Relacionamento

História

A partir dos anos 50 nasceu o Marketing propriamente dito. Após a segunda guerra mundial foi aceito oficialmente na Europa.

No Brasil o marketing chegou no final da década de 60. Porém há milhares de anos o mundo praticou o marketing e manteve o relacionamento com seus clientes, onde seus vendedores conheciam as necessidades de seus clientes.

Marketing de Relacionamento é o ato de a empresa manter um relacionamento antes, durante e pós venda.

Ao estudar o marketing de relacionamento vemos que é o ato de se relacionar com o consumidor, onde, que até na década de 50, a preocupação era produzir e vender, as empresas tinham uma visão em que apenas precisavam vender e produzir, e era o suficiente produzir com qualidade que os consumidores compravam seus produtos, os consumidores, na época não eram exigentes, utilizavam das mídias para comprar o produto.

Os Estados Unidos, aproximadamente na década de 60, cria o código de defesa do consumidor. Um marco histórico, o consumidor sendo protegido por leis, empresas que deixavam as reclamações de seus clientes de lado, começam a ser cobradas pelos consumidores, tendo que responder pelas reclamações e exigências do consumidor surge um novo conceito, o marketing de relacionamento, sendo aprimorado, estudado e implantado nas empresas para garantir a satisfação total do seu consumidor.

Utilizar-se do marketing pró-ativo no qual a empresa entra em contato com o cliente para pedir sugestões, melhorando a utilização dos produtos ou de novos produtos, criando o marketing de parceria, continuando um trabalho para descobrir e alcançar um bom desempenho e melhorando constantemente, antes não havia a preocupação em preservar, e sim apenas buscar novos consumidores.

A relação empresa x cliente, visa crescer e produzir um elevado patrimônio de clientes, não bastando mais um excelente produto e sim manter um cliente sempre satisfeito embora cerca de 90% dos clientes não reclamam, guardando para si suas frustrações referentes ao produto e serviços recebidos pela empresa.

O marketing de relacionamento visa buscar esses clientes que não reclamam, para ter um mapeamento da visão dos seus produtos e serviços.

Abordando o marketing de relacionamento, vimos que fornece elementos suficientes para pressupor que os relacionamentos almejados pelas empresas, necessitam da comunicação boca a boca entre clientes e consumidores que se relacionam por alguma razão. O relacionamento entre empresa e cliente é indicado a todas as empresas e seus envolvidos, dos anos de 1990 aos dias atuais, o marketing vem oferecendo valor e contribuindo a todos os participantes, até os anos 90 o esforços das empresas eram apenas para colocar no mercado seus produtos e serviços.

Por quer usar marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento proporcionava a construção de um relacionamento duradouro com os clientes, manter o relacionamento com seu cliente, mesmo aquele já comprou, pode ser muito econômico. O custo de relacionamento com clientes antigos é muito menor do que o custo de aquisição de novos clientes e pode gerar, não só mais compras pelo mesmo cliente, como também indicações.

Objetivo do marketing de relacionamento

O objetivo principal do marketing de relacionamento é construir e aumentar a credibilidade e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo a partir de estratégias de comunicação e de relacionamento propriamente dito, integrando suas ações, desde o projeto de um produto ou serviço, desenvolvimento de processos, venda e pós-venda.

As cinco regras

Regra Significado

1 A estrutura digital muda tudo O acesso direto leva ao aumento da individualidade e à fragmentação do mercado.

2 A fidelidade à marca desaparece Há uma enorme variedade de produtos, preço e escolha têm um valor maior que a marca em si.

3 Redefine-se o conceito de imagem A imagem vai originar-se menos dos meios de comunicação estáticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com