TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da libertação humana através do conhecimento e sua partilha com outras pessoas

Relatório de pesquisa: A importância da libertação humana através do conhecimento e sua partilha com outras pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da libertação do homem pelo conhecimento e o compartilhamento dele com os demais para:

A estruturação de sua personalidade

-Essa metáfora que apresenta a condição humana diante do mundo real aponta o conhecimento do homem liberto como uma forma de superação da ignorância e uma passagem gradativa do senso comum perante a visão do mundo e descoberta da realidade.

Esse conhecimento o diferencia dos demais homens que ficaram na caverna, pois sua visão de mundo estava além das sombras vistas anteriormente de dentro da caverna, dando ao homem liberto superioridade.

A aprendizagem dentro dos grupos sociais

-Apesar da metáfora ser escrita por Platao há milênios, ela pode ser perfeitamente aplicada ao contexto da sociedade atual.

Somos induzidos pela mídia, novelas, programas de tv, entre outros meios de comunicação, pelo fato de querermos usar apenas nossos sentidos padrões, ou seja, enxergamos apenas o que queremos. Um bom exemplo disso e quando damos opiniões sobre fatos, acontecimentos, e situações que ocorrem em outros países somente pelas informações que nos são transmitidas, não sabemos nem se elas são de fato a realidade.

Isso me leva ao entendimento de que vivemos em uma caverna, e só seremos capazes de sair dela quando pararmos de usar o senso comum.

Os comportamentos adequados dentro da sociedade e o seguimento de normas e leis

-O homem vive subordinado à sociedade pela ideia de certo ou errado, seguindo regras e se comportando de forma em que a sociedade não o julgue como marginal, louco ou delinquente.

Assim como o homem da metáfora apresentada vivia subordinado a escuridão do interior da caverna, assim também se comporta a sociedade em que vivemos, seguindo um padrão de comportamento para que não sejam punidos pelas leis ou pela própria sociedade.

“O homem contemporâneo está doente, e talvez gravemente”

-Analisando essa afirmação, pode-se dizer que o homem contemporâneo está doente sim, e essa doença é uma profunda cegueira, pois o homem contemporâneo só enxerga até onde a sociedade o permite, até onde sua condição o leva, ou até seus objetivos serem concretizados.

Hoje em dia, com tantas tecnologias, aparelhos revolucionários, celulares, meios de comunicações, o homem se esquece que existe um mundo além de tudo isso. Muitas propagandas apresentam seus produtos dando a ideia de que com ele você poderá redescobrir o mundo e viver sem fronteiras, quando na verdade você só estará sendo aprisionado em uma caverna digital, e levado a cegueira sombria das falsas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com