TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de negócios através do conhecimento teórico

Projeto de pesquisa: Gestão de negócios através do conhecimento teórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

SUMARIO

O1 - Introdução

02 – Desenvolvimento

03 - Considerações finais

04 - Referencias bibliográfica

INTRODUÇÃO

Este relatório apresentara os quatro tipos de fundamentos do processo administrativo tais como Planejamento, Organização, Direção e Controle para que sejam aplicados de maneira eficaz e eficiente nas entidades.

O primeiro fundamento a ser abordado é o Planejamento, que será tratado no nível institucional da empresa com seus tipos e conceitos buscando se conhecer o objetivo da empresa para que o mesmo seja alcançado.

A Organização será apresentada como função administrativa e seu processo na administração. Neste sentido, o que significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos, estabelecendo as atribuições na hierarquia da entidade.

A Direção tratará da ação da empresa na condução das atividades dos que nela participam, caracterizando a função administrativa de dirigir com sua definição e características dos sistemas da administração e suas repercussões.

Pelo Controle se ilustrará como a empresa controla a ação empresarial, como se definem as fases do controle, seus tipos e conceitos voltados para o âmbito das relações humanas.

Abranger todo o ato de gerir uma empresa, por meio do conhecimento teórico dos Fundamentos da Administração, será o objetivo deste trabalho e promover uma integração com todos eles para melhor assegurar o desempenho de uma organização.

DESENVOLVIMENTO

Planejamento

Planejamento se define no controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

O controle do planejamento previne que erros se propaguem pelas varias etapas e se corrijam falhas a tempo de se recuperar prazos para atingir os objetivos inicialmente definidos, devendo ser: continuo iterativo, permanente e eficaz. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registra as lições aprendidas.

Organização

Organização significa uma unidade social, representando um agrupamento de pessoas que interagem para alcançar um objetivo comum e específico. A função de organização é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, em ação organizacional para o alcance dos objetivos.

Para desempenhar a função de organização, o administrador deve listar o trabalho que precisa ser realizado, dividir o trabalho em tarefas que possam ser realizadas de modo lógico e eficiente, por indivíduos ou grupos, efetuar a departamentalização, ou seja, agrupar as tarefas segundo um critério determinado e criar mecanismos de integração de esforços dos indivíduos, grupos e órgãos da empresa para facilitar o alcance dos objetivos.

A vantagem da divisão do trabalho é facilitar a realização de tarefas complexa, por meio da execução de uma série de tarefas pequenas, simples e separadas, do qual se atribuindo ao trabalhador seria possível sua especialização, com reflexos imediatos sobre o aumento da produtividade.

Os administradores devem ter uma visão do conjunto administrativo para avaliar as implicações globais do processo administrativo, aplicar técnicas de rotatividade no trabalho, ampliação e enriquecimento de cargos, para que possa minimizar os efeitos negativos da especialização. A escolha da estrutura organizacional adequada para a operacionalização de determinada estratégia pode representar o sucesso ou o fracasso da ação da organização.

A estrutura organizacional fornece papéis e status, relacionados com os cargos ou as funções do indivíduo na organização formal, é importante a empresa desenvolver e cultivar valores que darão aos funcionários significados pessoais, tornando-os mais seguros e conscientes das posições que ocupam.

Direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com