TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da pesquisa de mercado na tomada de decisões

Artigo: A importância da pesquisa de mercado na tomada de decisões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Artigo  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

importância da pesquisa de mercado na tomada de decisão

As pesquisas são importantes para as empresas, pois através dos resultados obtidos, elas podem estudar a melhor estratégia para poder alcançar seus objetivos;No entender de Malhotra (2012, p.10):

À medida que as empresas se tornam nacionais e internacionais em seu escopo, aumentou a necessidade de informações em mercados maiores e mais distantes. Como os clientes se tornam, mas afluentes e sofisticados, os gerentes de marketing precisam de melhores informações sobre como eles reagirão a produtos e outras ofertas de marketing.

Ou seja, a medida que o ambiente se altera com mais rapidez, os gerentes de marketing precisam de informações mais oportunas; por isso é importante a pesquisa de marketing.

A pesquisa de marketing é a entrada de informações para a tomada de decisões, porém, apenas realizar a pesquisa não garante o sucesso, mas sim o uso correto da pesquisa que leva a empresa a conquistas.

Em um mercado global em rápida transformação, inconstante como nos dias atuais, a tomada de decisão exata, oportuna e eficiente em custos é imprescindível, e, de acordo com Kotler (2000), “a pesquisa é o ponto de partida não só para o marketing como também para o planejamento estratégico da empresa”. Por meio dela, as empresas são capazes de segmentar seus mercados, definir qual será seu público-alvo, posicionar seus produtos/serviços de forma a criar valor a esses clientes, desenvolver estratégias no nível tático relativo ao mix de marketing, programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando resultados, melhorando sua estratégia, ou seja, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, desejos, percepções e preferências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com