TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SWAP CAMBIAL E SWAP CAMBIAL REVERSO - CONCEITOS, FORMAS DE EXECUÇÃO E IMPACTOS SOBRE A ECONOMIA.

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

IBMEC ONLINE

LEONARDO JAMUS BAPTISTA

SWAP CAMBIAL E SWAP CAMBIAL REVERSO -

CONCEITOS, FORMAS DE EXECUÇÃO E IMPACTOS SOBRE A ECONOMIA.

MANAUS

2016

        Swap cambial é uma operação derivativa que envolve a troca da oscilação de indexadores sem que haja, contudo, fluxo de capitais. As partes buscam amenizar risco e maximizar rentabilidade. A operação é liquidada no final do contrato pela diferença entre as taxas dos indexadores.

        No swap cambial tradicional o Banco Central (BC) se compromete a pagar ao final do contrato a variação do câmbio do período do contrato, mais um cupom cambial, que é a taxa de juros em dólar no mercado brasileiro. Por outro lado, os investidores ficam encarregados de pagar ao BC a variação da Selic. Já no swap cambial reverso, ocorre o contrário. O BC recebe a variação cambial e paga a variação da taxa de juros. Nestes tipos de contrato as posições são ajustadas diariamente.

        Se a variação do dólar for maior que a da Selic, os investidores ganham quando se trata de swap cambial tradicional, e quando é o contrário, ganha o Banco Central. E quando se trata de swap cambial reverso os ganhos se invertem.

        Quando o BC coloca estes títulos no mercado, através de leilões, é como se estivesse comprando dólar no mercado futuro, o que acaba causando uma elevação no preço da moeda americana (depreciação do real). Já quando faz a operação contrária (swap cambial reverso), seu objetivo é conter a desvalorização do dólar.

Portanto, quando o BC vende os swaps cambiais tradicionais, tem por objetivo impulsionar a cotação do dólar e tornar o mercado brasileiro mais competitivo. Quando faz a operação contrária (reverso) o objetivo é não deixar que o dólar se deprecie muito e com isso favoreça a entrada de mercadorias importadas no Brasil, prejudicando a produção interna.

        Os bancos quando compram o swap cambial tradicional acreditam na valorização do dólar frente ao real. Já quando os mesmos compram o swap reverso a expectativa é que o real se valorize frente ao dólar.

                Esse tipo de operação também é muito utilizado para amenizar o risco de exportadores e importadores que têm receitas ou dívidas em dólar. Para amenizar o risco, buscam esses bancos que compraram swap cambial tradicional ou reverso para montar uma posição em que minimize seu risco e maximize seu retorno. Estão no fundo, fazendo uma operação de hedge.

        Este, portanto, é um instrumento de política monetária utilizado pelo BC para ajustar a economia, controlar a cotação do dólar e diminuir os riscos de importadores e exportadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com