TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A necessidade de monitoramento em cada sistema de controle e monitoramento efetivo realizado pelo controlador

Pesquisas Acadêmicas: A necessidade de monitoramento em cada sistema de controle e monitoramento efetivo realizado pelo controlador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.304 Palavras (38 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 38

RESUMO

Diante de todas as mudanças ocorridas no mundo, às empresas necessitam de uma organização interna com a sua finalidade seja garantia de informação adequada ao processo decisório, auxiliando os administradores e gestores na busca da eficácia gerencial. O objetivo deste trabalho é apresentar a necessidade do controle em todo sistema de gestão, e um monitoramento eficiente feito por um profissional de controladoria. A pesquisa apresenta pontos estratégicos onde fala sobre a importância, a influência da controladoria no planejamento e no controle operacional, sua responsabilidade e o seu valor, senso que a controladoria tem a função de coordenar os gestores no sentido de garantir o cumprimento e assegurar a empresa gerando informações relevantes. Demonstrando que os dias de hoje existe um novo mercado para o profissional da contabilidade, mas que precisa estar preparado para essa nova realidade.

Palavras-chave: Controladoria; Gestão e Execução.

1. INTRODUÇÃO

A cada dia que passa o fluxo de informações dentro de uma empresa se tornam maior e mais complexo, existindo cada vez mais um número de dados para auxiliar a tomada de decisões. Existe uma demanda cada vez maior de profissionais que consigam ter uma visão ampla sobre os negócios da empresa.

Muitos empresários defendem que o principal motivo para o fechamento de suas empresas seria a instabilidade econômica, a dificuldade para aquisição de financiamentos, os juros altos e a queda do poder aquisitivo. Sem dúvidas a instabilidade econômica é um motivo de bastante relevância neste ciclo de encerramento das atividades das empresas, más não é o principal. O principal motivo para o encerramento das atividades das micro e pequenas empresas no Brasil é a falta de planejamento, tanto financeiro como estratégico.

Dessa forma, esses sintomas acima citados podem ser diagnosticados em uma única causa: a falta de planejamento do empreendedor ao abrir ou conduzir sua empresa. O empresário ou candidato a empresário é um bom técnico da área que vai atuar, mas entendem muito pouco de gestão, estrutura societária e levantamento de capital, questões comuns no planejamento estratégico e na gestão empresarial.

Sendo assim, o presente estudo pretende utilizar os conhecimentos da controladoria como ferramenta gerencial para solucionar este problema. Como salienta Schmidt (2002), na controladoria se trabalha os dados e informações fornecidas pela contabilidade e pela administração, visando sempre mostrar aos administradores, os pontos de estrangulamento presentes e futuros que podem colocar em risco ou reduzirem a rentabilidade da empresa.

2. CONTROLADORIA

A controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisões. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em controladoria administrativa e controladoria contábil, mas na prática profissional isso não é muito comum, pois ambas as partes costumam ficar sob o comando de um único gestor.

Ela utiliza o controle e o processo de planejamento e orçamento como metodologias no desempenho de suas funções.

O encarregado pela área de controladoria em uma empresa é chamado de controlador, ele se apóia num sistema de informação e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Isso é que exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional.

Controladoria e o seu papel na gestão das empresas; geração de informações para o processo decisório de curto e longo prazo; planejamento e gestão de sistemas de controle; avaliação de desempenho; governança corporativa; avaliação de ativos intangíveis; contabilidade internacional.

Integração entre patrões: contabilidade e principais instrumentos de mensuração. O sistema integrado de informação e o método de gestão. Conceitos básicos de planejamento. Processo de tomada de decisões e políticas. Modelo de controladoria. Organizar e reportar dados relevantes. Exercer força de influência na tomada de decisões, as responsabilidades dos gestores. O controle e sua aplicação. A otimização do desempenho organizacional e empresarial.

A primeira atividade a ser desenvolvida pela controladoria refere-se à estipulação de parâmetros ou padrões de controle, que são definidos como as referências em relação às quais o desempenho da organização será comparado.

Uma vez definidos os padrões de controle, a controladoria necessita elaborar a projeção agregada dos resultados de todos os setores da organização. Para isso, ela deverá desenvolver um sistema de planejamento e controle orçamentário que possibilite a elaboração de projeções e simulações, considerando diferentes cenários dos resultados operacionais, econômicos e financeiros da organização. Os resultados projetados devem refletir a interação e os objetivos conflitantes existentes entre todos os subsistemas que compõem a organização.

Projetados os resultados, a controladoria passará a elaborar a análise comparativa entre os resultados e os padrões de controle previamente estabelecidos. Esta comparação objetiva apurar a existência de diferenças, denominadas desvios, entre os resultados e os padrões de controle.

Após apurada a existência de desvios, a controladoria deverá a analise da relevância, que visa apurar se os desvios são relevantes em termos de comprometimento dos objetivos organizacionais.

A controladoria faz uso dos padrões de controle do tipo intervalo, classificando os desvios de baixa relevância.

A controladoria deverá elaborar alternativas para uma possível solução do desvio ou problema, as quais serão repassadas aos gestores responsáveis pelos diversos setores organizacionais responsáveis pela ocorrência do desvio.

A partir do momento em que as informações são repassadas aos gestores, a responsabilidade pela tomada de decisão ou escolha de qual alternativa utilizar será exclusiva deles.

Ao surgimento da controladoria, Mambrini, Beuren e Colauto (2002, p.45) apresentam a seguir:

A controladoria surgiu para ampliar e disseminar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com