TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de contabilidade de absorção em busca de uma definição de controle mais efetivo sobre atividades produtivas

Abstract: Sistema de contabilidade de absorção em busca de uma definição de controle mais efetivo sobre atividades produtivas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Abstract  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

B- Custeio por absorção;

O Custeio por absorção, também chamado custeio integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.

O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço) absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

Esse método foi derivado do sistema desenvolvido na Alemanha no início do Século XX conhecido por RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit).

Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos (rateados) para todos os produtos feitos.

A principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos aos produtos vendidos terão o mesmo tratamento. Já os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos são ativados nosestoques destes produtos.

O custeio por absorção foi criado devido às necessidades de controle dos gastos na transformação de produtos e serviços, originários em qualquer função laboral respeitado os critérios próprios, associados, portanto, as normas da contabilidade. Na gestão gerencial, a escolha do custo é a ferramenta principal na tomada de decisões, pois é a partir dela que se busca utilizar recursos para interpretar, analisar, direcionar, encontrar os fatores, determinar a origem, distribuí-los corretamente e avaliar a capacidade produzida do período proposto. O objetivo deste artigo foi demonstrar o sistema Custeio por Absorção, na busca de definir um maior controle das atividades produtivas, bem como na alocação do custo originário de cada item e departamento, como os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos; respeitando os critérios básicos na elaboração da demonstração funcional e laboral praticável na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com