TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Macro econômica

Resenha: Análise Macro econômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  Resenha  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Macro econômica

Observando o crescimento da população idosa brasileira verificamos que ao longo dos 50 anos o percentual mais que dobrou correspondendo a 20,50 milhões em 2010.

Esta maior longevidade pode ser explicada pelo avanço da Medicina, que vem realizando nos últimos anos medidas preventivas e de detecção precoce de diversas patologias podendo curá-las sem que cheguem a um estágio avançado. Este crescimento também pode ser explicado pela melhoria na qualidade de vida: maior acessibilidade ao lazer, assistência médica, saneamento básico, etc.

Porém o Brasil não está preparado para atender as necessidades específicas desta população. Muitos idosos reclamam da falta de lojas de vestuários específicos, de atendimento personalizado na prestação de serviços como, por exemplo, em academias e agências de viagens, e da falta de acessibilidade como a existência de lugares com muitas escadas dificultando a locomoção de idosos.

As empresas que se atentarem a esta nova demanda poderão obter maior lucratividade, oferecendo produtos específicos para este segmento de mercado.

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) o idoso atualmente em geral tem condições de vida melhores que a dos mais jovens: ganha mais e uma parcela maior tem casa própria. As rendas mais baixas estão ligadas ao nível educacional reduzido, ou quando o idoso é o único responsável pelo sustento de toda a casa.

A concentração da população idosa está próxima as áreas urbanas, pela facilidade de serviços médicos, atividades de lazer, cultural e religiosa que permite maior expectativa de vida. Os estados com maiores índices são: Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.Entre os mais velhos é predominante a existência de mulheres.

Mas não é apenas o índice de idosos que vêm aumentando no decorrer dos anos, a população idosa economicamente ativa também apresentou um elevado crescimento.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2008 a população economicamente ativa de 60 anos ou mais aumentou em 56% chegando a 770 mil pessoas analisando cinco regiões metropolitanas e Distrito Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com