TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS COM AS VARIÁVEIS MACRO ECONOMICAS E CONTROLES CONTÁBEIS NAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico: INTRODUÇÃO AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS COM AS VARIÁVEIS MACRO ECONOMICAS E CONTROLES CONTÁBEIS NAS EMPRESAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

.

Remanso

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS COM AS VARIÁVEIS MACRO ECONOMICAS E CONTROLES CONTÁBEIS NAS EMPRESAS

O século XXI está marcado pelos avanços da tecnologia e com isso o ritmo das informações se propaga de uma forma muito rápida. Com esse advento da informatização ganha as empresas que conseguem acompanhar o ritmo frenético imposto pela sociedade, o negócio deve está à frente de se qualificar e aperfeiçoar.

.Um dos requisitos essenciais para incorporar essa nova era. É o conhecimento. A competitividade é a pulsão dos novos negócios; ela acirra a concorrência e nessa busca por uma excelência no trabalho, faz-se necessário conhecer a real situação da empresa ou do negócio em questão. Esses agentes podem ser clientes, investidores, fornecedores, órgãos governamentais e até mesmo os empregados. Todos esses agentes buscam primeiro o conhecimento da empresa, para depois realizar seus negócios.

A ferramenta que dá esse conhecimento são as funções administrativas como o planejamento, organização, liderança e o controle contábil que busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização e para que ela tenha sucesso devem ser analisadas as variáveis macroeconômicas que podem interferir nas atividades empresariais.

Segundo Aeker (2001) o planejamento surgiu por volta dos anos 60 e 70, preocupando se em prever as variáveis e habilidades estratégicas. Ainda segundo o autor o planejamento estratégico está focado no ambiente de mercado em que a empresa atua, enfatizando, além das projeções, também o estudo de mercado dos concorrentes e clientes, objetivando o fortalecimento daquele momento vivenciado pela empresa, como também as condições para se prevenir contra eventuais mudanças que terão implicações estratégicas. É um sistema auxiliar da administração tanto na antecipação quanto na tomada de decisões, além ainda na criação de visões estratégicas.

DESENVOLVIMENTO

Para se manter competitiva no mercado, a empresa deve investir na qualidade dos produtos e também em novidades. O mercado é extremamente competitivo, mas procuramos nos destacar agindo corretamente com nossos clientes, atendendo as necessidades, essas palavras do empresário nos mostra que há inovação na empresa.

A expressão inovação vem ganhando cada vez mais importância de um modo generalizado nas últimas décadas nos textos que tratam de administração. Inovar significa renovar ou introduzir novidades (uma idéia de fazer alguma coisa nova) de qualquer espécie. Como dizem Freeman e Soete (1997), “não inovar é morrer”. As empresas que sobrevivem ou crescem são as que introduzem novidades tecnológicas e organizacionais ao longo do tempo.

Num contexto empresarial significa produzir e comercializar bens e serviços que atendam ou superem as expectativas dos clientes e investidores. As novas e crescentes exigências e os inesperados desafios no contexto do mundo atual exigem que se pense e se aja de um jeito novo, que se incorporem novas tecnologias para introduzir novos produtos, processos e serviços.

A inovação surge quando acreditamos que tudo pode ser melhorado. É preciso unir o raciocínio produtivo e a ação inovadora, que resultem em vantagem competitiva.

A maioria das empresas reconhecem que a inovação é fundamental para alcançar ou sustentar uma vantagem competitiva num mercado em acelerada transformação, mas é bem restrito o número de empresas que efetivamente trabalham pela inovação. É preciso estar aberto para o inesperado, para assim reconhecer uma descoberta ou uma oportunidade quando você der de cara com ela.

Assim as empresas devem ter conhecimento acerca do macro ambiente econômico que é de suma importância para empresários, homens de negócio, tomadores de decisão e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o político, o profissional, pois os acontecimentos que ocorrem na esfera macroeconômica afetam a vida de todos.

Assim, pode-se dizer que as medidas adotadas no âmbito da política Econômica (abordagem macroeconômica) afetam de maneira intensiva a vida do cidadão comum. Uma decisão de elevação do depósito compulsório pode interferir diretamente na renda, no emprego, nas vendas, e consequentemente na vida dos agentes econômicos.

Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo, com o geral. Uma analogia bastante comum para esta diferenciação é comparar o estudo econômico ao estudo de uma floresta. Diz-se que, ao estudar uma floresta, está sendo realizado um estudo microeconômico a preocupação estiver voltada para as árvores e animais de cada espécie, de forma isolada. Por outro lado, se o estudo é macroeconômico a preocupação estará voltada para a floresta como um todo, e nas várias inter-relações entre os animais e as plantas da floresta.

Uma das variáveis macroeconômicas é a taxa de juros da economia brasileira que é tão elevada. Os juros estão altos com o intuito de controlar a estabilidade de preços da economia, e, para baixar o mesmo, o governo teria que aumentar a liquidez do sistema, ou seja, colocar mais moeda em circulação, o que provavelmente traria um efeito indesejado que é a elevação dos preços de forma generalizada, definida em economia como inflação.

Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com