TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO EM DEBATE: A Importância Da Estatística E Do Trabalhador No Contexto Empresarial Moderno

Artigo: ADMINISTRAÇÃO EM DEBATE: A Importância Da Estatística E Do Trabalhador No Contexto Empresarial Moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Muito tem se discutido sobre a importância das estatísticas no contexto da tomada de decisão a curto, médio e longo prazo e de sua importância e uso na previsão de cenários inerentes a produção de lucros e redução de aspectos negativos nas organizações no que tange a possíveis prejuízos e ate mesmo na elaboração de projetos acadêmicos e empresariais para conhecer mercados consumidores. De igual forma fatores relevantes como inovação tem despertado o conceito para ir além da renovação tecnológica, esta cedendo espaço na inovação com relação a pessoas, capital presente nas empresas e que recentemente tem ganhado destaque como recurso produtivo de grande relevância a medida que pessoas bem motivadas produzem melhor e produtos de melhor qualidade.

Neste sentido, organizações com ênfase têm investido em qualificação profissional, este visto como fator preponderante ao crescimento tanto do trabalhador quanto da empresa.

Ao se citar o fator humano, e sua importância para as empresas discutiremos os aspectos culturais presentes no ser humano, fruto do meio e influenciador desse meio como ser imbuído de subjetividade e que como tal sofre influencias sociais, ambientais, biológicas, físicas e psicológicas e influi sobre o meio social particular e empresarial. Este ultimo, constituindo um dos questionamentos a serem respondidos a frente.

Ambos, Estatística e o Papel colaborativo dos indivíduos na obtenção de lucros de determinada organização são importantes; constituindo assim os assuntos a serem debatidos e tratados neste trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.ESTATISTICA: SEU DESENVOLVIMENTO COMO CIÊNCIA

A estatística assim como as demais ciências surge no contexto do desenvolvimento das necessidades dos primeiros homens sobre a terra, conforme alude Garcia ao citar Castro (p. 2, 2010). Seu desenvolvimento, entretanto, vai encontrar diferentes usos ao longo da historia por se tratar de um meio de tratamento de diferentes fenômenos e de pesquisar as relações de causalidade existente entre eles (Garcia, 2010).

Por ser uma ciência que se constitui em um meio informativo a outras ciências muita confusão, entretanto existe sobre sua definição, sendo que o que se entende atualmente por estatística vai muito além da definição institucionalizada junto ao publico em geral como conjunto de técnicas uteis para algumas áreas isoladas ou restritas da ciência. Constituindo a estatística como grande ferramenta para aferimento de determinada informação relacional. É importante se observar que a estatística também não se limita a produção de dados numéricos relativos a um fato social ou tão somente a gráficos usados como resumo a uma organização para complementar uma pesquisa mais que além disso pode ser entendida como um conjunto de métodos e técnicas que também envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários a determinado fato, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, até a consistência, processamento, organização, análise e interpretação de dados para explicar fenômenos socioeconômicos; inferência, cálculo do nível de confiança e do erro existente na resposta para uma determinada variável e disseminação das informações.(Ignácio, p.178-179, 2010)

E que embora sua existência remonte a quatro mil anos. Período cujo Carlos (1967) citado por Garcia (2010) classifica conforme sua evolução histórica – a estatística - em três fases. A fase de maior relevância e maturidade vem a ser a constituída pelo terceiro período. Caracterizado pela evolução da estatística ate os tempos atuais, e marcados por constantes aperfeiçoamentos técnicos e científicos. Cujo caráter autônomo da disciplina define-se ainda em 1949 – período marcado como a segunda fase, segundo a classificação de Castro (1967) dando o tornos de disciplina completa enquanto ciência que a estatística possui hoje.

2.2.ESTATÍSTICA: SUA RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Como já informado anteriormente, a estatística não encontra-se restrita – quanto a seu uso – ao campo da área de matemática e estatística, possuindo diversas aplicações em quase todos os campos da atividade humana, consolidando-se principalmente no campo acadêmico onde é utilizado em diversas aplicações em quase todos os campos da atividade humana em que a observação e a comprovação de fenômenos sociais, biológicos e/ou físicos se façam necessários quantificar e qualificar quanto sua relação de causa e efeito.

Neste sentido, afim de que visualizemos melhor o aporte que a estatística oferece ao meio acadêmico podemos citar o estudo realizado por historiadores ao analisar com a estatística, por exemplo, as cartas de batismo emitidos no Brasil Colonial a fim de conhecer a quantidade de negros apadrinhados por Senhores de Engenho e de cidadão brancos e pobres ou, por exemplo, os biólogos ao analisar a ocorrência de determinada espécie e sua existência em maior quantidade em determinado ambiente ou ainda os agrônomos ao analisar os fatores preponderantes a ocorrência de determinada praga em uma plantação.

No meio corporativo não é diferente, e a estatística é amplamente utilizada tanto em empresas publicas quanto em empresas privadas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados da Empresa. Dados numéricos são usados para aumentar e aprimorar a produção. Censos demográficos são utilizados pelo Estado para melhor entender e organizar os gastos com a população; e com o aumento da velocidade da informação e com a ascensão de computadores e softwares cada vez mais velozes e mais potentes se torna possível o acumulo de dados brutos e o refino das informações obtidas com o mínimo de conhecimentos básicos sobre o tratamento de dados.

Com ênfase Empresas ligadas ao Estado se utilizam de dados estatísticos para a tomada de decisão do planejamento orçamentário e para sua distribuição afim de satisfazer as necessidades de investimento publico. Entre as informações produzidas e constantemente disseminadas na mídia podemos destacar:

O crescimento populacional, os índices de inflação, emprego e desemprego, o custo da cesta básica, os índices de desenvolvimento humano são alguns exemplos de pesquisas divulgadas pelos meios de comunicação e que se utilizam dos métodos estatísticos.(Ignacio,2010)

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com