TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A empresa conhecida por seu nome fantasia O Boticário, tem seu nome empresarial cadastrado em seu CNPJ como Hudson José Botica Comercial Farmacêutica Ltda. O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário e a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo. São mais de 3.200 lojas da marca no Brasil, divididas entre cerca de 900 franqueados. A rede gera, aproximadamente, 22 mil empregos diretos e indiretos no país. Atua no setor de cosméticos e perfumaria,. Foi fundada em 1977, como farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR), fundada por Miguel Krigsner.

Com um portfólio de mais de 1.100 produtos, oferece soluções completas de beleza, cujo poder de encantar clientes se renova há mais de três décadas.Em 2012, a empresa assumiu a primeira posição noranking das maiores franquias do Brasil em faturamento. Também é a maior rede de franquias em perfumaria e cosméticos do mundo em número de lojas, sendo 3.550 no Brasil. O Boticário soma inspiração, ousadia, inovação e qualidade, um jeito que desperta o respeito do mercado, a confiança dos parceiros e a admiração dos consumidores.

2 DESENVOLVIMENTO

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) pressupõe não apenas um diálogo produtivo, mas um planejamento conjunto. O processo de tomada de decisões, que deve incluir outras instâncias da empresa ou entidade que não as vinculadas especificamente à comunicação/marketing, devem ser compartilhadas, ainda que haja um chefe, um superintendente ou diretor geral a que todos se reportam.

A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

As cinco mais importantes ferramentas de promoção são as seguintes: propaganda qualquer forma paga de apresentação e promoção, de bens ou serviços por um patrocinador identificado, venda pessoal apresentação pessoal feita pela força de vendas da empresa com o propósito de efetuar vendas e de desenvolver relacionamentos com os clientes, promoção de vendas incentivos de curto prazo para estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço, relações públicas desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa e administração ou impedimento da disseminação de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis para à empresa, marketing direto contatos diretos com consumidores individuais cuidadosamente definidos como alvo com o objetivo de obter resposta imediata e cultivar relacionamentos duradouros, fazendo uso do telefone, do correio, do fax, do e-mail, da Internet e de outras ferramentas para se comunicar diretamente com consumidores específicos. Cada categoria utiliza ferramentas específicas.

Ao comemorar seu 34º ano, o Boticário apresentou ao mercado sua nova logomarca, criada pela Future Brand. A novidade retratou a sua evolução e resultado das pesquisas constantes realizadas com os consumidores da marca, somadas a um levantamento feito por meio de estudos qualitativos entre o final de 2009 e meados de 2010 com o público feminino.

Nas relações públicas têm como exemplo o fato de pelo terceiro ano seguido, O Boticário ser o principal patrocinador do São Paulo Fashion Week (SPFW), consolidando-se como marca em linha com o mundo da moda. Para a edição primavera/verão 2013/14, que acontece desde ontem, dia 18, e vai até 22/03, na Bienal, a empresa terá um lounge criado pela TV1 Eventos e totalmente aberto ao público, assinado pela marca de maquiagem Make B., com serviços gratuitos.

O Boticário atende seus consumidores, inovando e lançando, permanentemente, novos produtos de perfumaria, maquiagem e cosméticos. Também para distribuir os produtos diferenciou-se dos concorrentes, construindo uma rede de franquias que se tornou referência, recebendo prêmios nacionais e internacionais. Vários autores consideram a mudança de estratégia um fator para o sucesso das organizações.

A empresa manteve o capital fechado, sem sócios. Proporcionando um modelo muito invejado podendo tomar decisões a sua própria maneira, os franqueados fazem boa parte dos investimentos. Aspectos positivos: o rápido crescimento do segmento de cosméticos e perfumes em que ela atua e atrair mais investidores e aspectos negativos: transparências e garantias aos investidores e direitos que a empresa tem que dar aos acionistas.

Seu primeiro dia no pregão da Bovespa, 26 de maio, as ações ordinárias da Natura Cosméticos alcançaram valorização de 15,6% em relação aos R$ 36,50 que foi o preço de lançamento dos papéis, disputados por investidores. Um mês após o lançamento, a alta acumulada já atingia 30%, a segunda maior valorização no período, segundo estudo da consultoria Economática. E, passados 40 dias, em 6 de julho, a cotação atingiu R$ 48,70, sendo 33,5% superior ao preço da ação em sua chegada ao mercado. Alguns analistas viram nessa escalada um certo exagero, com a ressalva de que os números da empresa refletem a percepção dos investidores num momento em que alternativas de aplicação se tornam menos competitivas, 04 de maio de 2013, REVISTA BOVESPA.

Quando visitou à fábrica O Boticário em São José dos Pinhais - PR, o americano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com