TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Monografias: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como tema principal a Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas (ARH/GP) e a forma em que é apresenta nas empresas.

A elaboração desta pesquisa visa expor ao leitor as mudanças decorrentes dentro da área de ARH/GP que nos leva a Moderna Gestão de Pessoas. Por meio destas comparações, pretende-se elaborar um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados.

O projeto visa atender os requisitos necessários à aprovação na disciplina de Administração de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e complementar o aprendizado para que, de forma prática sejam desenvolvidas competências e habilidades consideradas um diferencial competitivo. .

A metodologia empregada no desenvolvimento do projeto tem como base a pesquisa exploratória. Segundo Reis (2008, p.55) “a pesquisa exploratória é o primeiro passo de qualquer pesquisa. Podendo ser desenvolvida através de levantamento bibliográfico, entrevistas e análise sobre o tema abordado.”.

Outro procedimento a ser utilizado para a fundamentação do trabalho desenvolvido é a pesquisa bibliográfica. “A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas (em livros, revistas, etc.). Pode ser realizada independentemente, ou como parte de outros tipos de pesquisa.” (Rampazzo, 2005, p.53).

Tendo em vista a elaboração de um plano de ação que possibilite a diversificação de estratégias para uma boa relação com os empregados, busca-se realizar uma análise de conteúdo acerca dos dados levantados que serão apresentadas no decorrer da pesquisa.

Empresa: Alpina Indústria Metalúrgica LTDA.

Com mais de 55 anos de existência, a ALPINO é reconhecida como “benchmark” na produção e comercialização de conjuntos tubulares e tubos curvados com elevado grau de complexidade para a indústria automotiva e para a linha branca (geladeira - fogões).

Instalada desde 1.994 em Jundiaí, São Paulo e anteriormente no bairro do Ipiranga, São Paulo, com o objetivo de melhor atender a seus clientes, expandindo sua capacidade de produção, através de seu holding, ALONPIETRI e da FOMECO NV, da Bélgica, constituiu em 2.008 a FOMECO do BRASIL, empresa da mais alta tecnologia na fabricação de tubos de grande diâmetro com aplicação especialmente em tubos de escapamento em aço inox e aço aluminizado.

Atualmente possui um quadro de 200 funcionários, os quais estão distribuídos em matriz e filial. A matriz está localizada na Av. Juvenal Arantes - Jundiaí – SP, e a filial está localizada na Rodovia Akzo Nobel – Itupeva - SP.

Segmento em que atua: produção e comercialização de conjuntos tubulares e tubos curvados com elevado grau de complexidade para a indústria automotiva e para a linha branca.

Empresa Médio Porte.

• Missão: Produzir, distribuir e comercializar peças tubulares metálicas com qualidade certificada, atendimento exemplar e tecnologia de vanguarda, contribuindo de forma tecnologicamente inovadora na agregação de valor aos produtos e resultados econômicos dos clientes.

• Valores: Respeito a compromissos assumidos (cliente em primeiro lugar, ética nos negócios e respeito aos direitos do pessoal).

Confiança na relação com todos os parceiros.

Empreendedorismo demonstrando iniciativa, dinamismo, pro atividade e aceitação de novos desafios.

Política do Sistema de Gestão Integrada

• Cliente: Satisfazer as necessidades e requisitos dos clientes superando suas expectativas.

• Fornecedores: Estabelecer relações comerciais duradouras e objetivas.

• Colaboradores: Estabelecer processos apropriados de comunicação com os colaboradores, de forma a estimular competência, através de treinamento, motivação e ambiente seguro.

• Organização: Comprometer-se em atender os requisitos do Sistema de Gestão Integrada.

• Melhoria Contínua: Melhorar continuamente o Sistema de Gestão Integrada e sua eficácia.

• Sociedade / Regulamentações: Contribuir para o bem estar da comunidade, através do atendimento às legislações e outros requisitos da prevenção à poluição e preservação do meio ambiente.

Certificações: ISO TS 16.949 / ISO 14.000 / ISO 9.001

3. PLANO DE AÇÃO:

Nosso Departamento de Recursos Humanos conta com um planejamento estratégico voltado para benefícios. Preconcebemos algumas ações para que o objetivo seja atingido dentro do cronograma físico-financeiro, tais como:

• Colaboradores com seis meses ou mais de exercício na empresa recebem o direito de frequentar gratuitamente curso de idioma (inglês) e cursos administrativos e de qualificação (tomada de decisão, gestão de tempo e técnicas de negociação, operador de empilhadeira, ponte rolante, CNC, entre outros).

Tal planejamento visão obter funcionários com um nível mais elevado de qualificação (cursos acima citados) e ao mesmo tempo mais satisfeito.

VANTAGENS:

Empresas com funcionários que possuem nível de formação mais elevado, são melhores vistos no mercado. Possuiremos colaboradores melhores preparados, gerando assim outras vantagens como: maior porcentagem de assiduidade, satisfação e motivação. Neste ambiente criamos um vínculo com os funcionários e reduzimos a rotatividade da empresa.

DESVANTAGENS:

Necessitaremos de um ambiente destinado a tais atividades, bem como a contratação de profissionais, para enfim receber o retorno a médio e longo prazo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Por fim, acreditamos que tais ações mesmo que a médio e longo prazo beneficiará tanto o funcionário quanto a empresa, para que juntos possamos nos desenvolver e crescer a fim de alcançarmos melhores mercados.

ESTRATÉGIAS:

Visando alcançar os objetivos estabelecidos pelo plano de ação eficazmente, realizaremos a execução deste através de atuações em quatro frentes, as quais deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com