TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENDA 21

Tese: AGENDA 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Tese  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

AGENDA 21

A Agenda 21 é o conjunto de resoluções definida na Conferência Internacional Rio-92, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que teve a participação de 179 países e resultou em um planejamento de ações, para o crescimento econômico e social juntamente com a preservação do meio ambiente. Esse plano de ação pode ser aplicado em nível internacional, nacional, local e todos os setores da sociedade podem cooperar. À sociedade civil cabe o papel de cobrar e fiscalizar as ações governamentais para um desenvolvimento socioambiental e também a realização de campanhas para conscientização da sua comunidade.

Sabe-se da real urgência de políticas públicas e da mobilização de toda a população para amenizar os danos causados à natureza pelo desenvolvimento não sustentável. Através de ações diretas ou indiretamente todos nós podemos contribuir para um desenvolvimento socioeconômico em harmonia com a conservação da natureza. São ações simples, como o consumo consciente no dia a dia e a preservação recursos ambientais.

Essas são algumas das ações a serem aplicadas no dia a dia de cada indivíduo:

1- Tomar banhos mais curtos;

2- Não deixar luzes acesas;

3- Não lavar calçadas com água de mangueira;

4- Deixar a torneira fechada quando escova os dentes;

5- Reutilizar água da máquina de lavar;

6- Reutilizar embalagens plásticas;

7- Separar o lixo;

8- Conversar com a família e amigos sobre o consumo consciente;

9- Usar meios de transporte menos poluentes;

10- Utilizar energia solar.

A Agenda 21 pessoal começa com ações de menor impacto, ao qual vai sendo enriquecida com a experiência de cada um e pela propagação dentro da comunidade. Ela nunca termina, deve ser sempre discutida, corrigida e reconstruída, onde novos problemas irão surgir e novas soluções serão encontradas. O sucesso da Agenda 21 depende do empenho de todos e o ganho será um planeta melhor para se viver.

CONCLUSÃO

Essa pesquisa mostrou a necessidade de ações imediatas por parte dos governos e também de cada um de nós, para se tenha um desenvolvimento sustentável que satisfaça as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com