TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBEV – COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.558 Palavras (19 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Título: AMBEV – COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

SÃO PAULO

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Título: AMBEV – COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

ALUNOS:

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, apresentado como um dos pré-requisitos pra a aprovação do bimestre vigente ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing à Universidade Paulista – Unip.

Orientador (a):

SÃO PAULO

2016

RESUMO

Destaca-se entre as mais importantes empresas brasileiras a Companhia de Bebidas da Américas – Ambev, que surgiu há 16 anos com a fusão das duas maiores cervejarias nacionais (Cervejaria Brahma do Rio de janeiro, e a Companhia Antarctica Paulista) impulsionando a exploração de novos nichos no setor de bebidas no exterior. Tal relevância despertou a observação na elaboração do presente projeto com levantamento de dados e informações divulgadas pela corporação. Onde também, através de uma abordagem documental e de maneira exploratória, esta pesquisa visa identificar o desenvolvimento organizacional da empresa. Sendo assim, demonstra-se por meio de licenças de parceiras e principalmente pela incorporação a outra grande cervejeira europeia, que o grupo detém o domínio de boa parte do mercado interno pelo reposicionamento e introdução de novos e tradicionais produtos, estimulando a inovação em serviços passando por sua comunicação até o fortalecimento de suas marcas junto a seus diversos públicos.

Palavras-chave: Mercado de bebidas. Cervejaria.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este projeto tem como objetivo apresentar aspectos e metas da cultura organizacional, gestão e a atuação no segmento de bebidas da Ambev – Companhia de Bebidas das Américas; por meio de números e dados obtidos em pesquisa que mostram a evolução dos últimos anos da companhia, assim como seu histórico, objetivos, principais produtos.

Com base nestas informações e partindo de sua constituição em 1999, a união das grandes Companhias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica, fortalecendo e ampliando suas marcas no Brasil, a Ambev inicia sua trajetória de expansão de mercados com entrada de novos produtos brasileiros em diversos países. Ao longo de pouco mais de uma década a Ambev se estabelece entre uma das maiores empresas da América Latina e hoje fazendo parte da belga Anheuser-Busch Inbev, atua também no mercado de bebidas europeu promovendo o intercambio de marcas de importante presença no âmbito mundial.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Origens, relevância e constituição da organização

Os sócios empresários cariocas Jorge Paulo Lemann (75 anos, graduado em economia pela Universidade de Harvard), Mar¬cel Telles(66 anos graduado em economia pela Universidade do Rio de Janeiro) e Carlos Alberto Sicupira (68 anos, graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro) realizaram em 1989 a aquisição da centenária: “Companhia Cervejaria Brahma (1885)”.

Detendo o controle da Brahma e logo após a sua fusão com outra importante companhia centenária: a “Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos (1888) ”, em 1º de Julho de 1999 deram início a AMBEV - Companhia de Bebidas das Américas, empresa de capital aberto. Hoje pertencente ao grupo Anheuser-Busch (INBEV), situado em Leuven na Bélgica sendo empresa multinacional de bebidas e cervejas, teve origem em 2004, pela fusão da Belga Interbrew e a Brasileira Ambev, tornando líder de mercado.

Natureza e Ramo de atuação

Tendo a natureza de sua operação na indústria de bebidas (no Brasil- cervejas, refrigerantes, chá gelado e agua mineral e em outros países com a cervejaria).

A Ambev tem a sua Matriz localizada no bairro do Itaim Bibi, São Paulo, Capital. Em números podemos citar a sua atuação.No Brasil:

 100 Centros de Distribuição Direta e 5 Centros de Excelência;

 Cerca de 30 marcas de bebidas;

 100 executivos brasileiros atuando no mundo;

 32 fábricas e 2 maltarias.

Fora do Brasil:

 Operação em mais 16 países das Américas.

Porte da Empresa

A Ambev é uma empresa de grande porte e com base na tabela abaixo podemos analisar sua Demonstração de Resultados, Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Rentabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (591.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com