TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE UMA EMPRESA

Artigos Científicos: ANALISE DE UMA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.768 Palavras (12 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

No inicio da década de 90, o Sr. Aldenor com seu espírito empreendedor, uniu-se ao irmão Adem Araújo em uma sociedade transformando o pequeno negócio em uma empresa sólida e futurista com processo de crescimento contínuo, que resultou em uma grande rede de supermercados com oito lojas, sendo que uma está instalada em Porto Velho, também contando com um centro de distribuição em Rio Branco, empregando mais de 1.700 colaboradores diretos. O Araújo tem uma história de vitórias e conquistas que são marcadas por decisões arrojadas, valorizando o consumidor com atendimento diferenciado e qualidade de produtos ofertados, o que levou a instituição a se tornar a maior empresa varejista do estado do Acre.

I. Histórico da Empresa

1.12 - 1983

em 1983 foi estabelecida a segunda loja do grupo situada na estação experimental em Rio Branco, com aproximadamente 180 metros de área de venda onde era operado pelos senhores Aldenor e Adem com mais seis colaboradores.

2.12 - 1985

A empresa se expande e ousa a iniciar operações em uma espécie de atacarejo, o “Mercantil Araújo” onde os produtos eram comercializados em dúzias e embalagens fechadas, por ser um tipo de comércio muito novo os irmãos decidiram focar no varejo por melhor se adaptar no mercado.

3.12 - 1993

Foi inaugurada a unidade da Isaura Parente em Rio Branco – Acre que atualmente é a matriz do grupo. A loja possuía 80 colaboradores com um mix de 10.000 itens e foi um marco na vida da empresa. Com faturamento de quase 1 milhão de dólares por mês, o grupo Araújo identificou nessa loja o modelo ideal de estrutura física para atender seu público, e a missão e visão da empresa que sempre trabalhou a excelência em qualidade de produtos e serviços.

4.12 - 1995

A loja da Isaura Parente foi ampliada para atender a demanda com estacionamento subterrâneo.

5.12 - 2003

Com alto investimento em uma área nobre de Rio Branco, o grupo lança a loja do aviário com 16.000 itens e 120 vagas de estacionamento, trazendo para o Acre o que há de mais moderno em termos de autoatendimento em padaria, frutas, legumes, verduras e açougue. Nesse mesmo ano a marca foi remodelada para a que é utilizada atualmente, valorizando cores que promovem a sustentabilidade como o verde e o vermelho que simboliza o carinho em atender nossos cliente.

6.12 - 2005

Com alto investimento e uma ótima oportunidade de negócio, o grupo adquiri a antiga Rede Dayane, passando a contar com uma unidade do Araújo na Avenida Ceará e outra no segundo distrito.

7.12 - 2006

Após dez anos desde a sua ultima reforma, o Araújo ganha uma melhoria completa em sua matriz. Agora a nova unidade possuía 22 check-outs, mais de 17.000 itens e quase 200 vagas de estacionamento.

8.12 - 2006

Ainda neste ano, uma importante inauguração foi realizada em 26/12/2005 para o crescimento do Araújo: o Centro de Distribuição com 4.000 m², foi construído para atender as quatro lojas e hoje conta com 82 funcionários e um mix de 25 mil itens.

9.12 - 2009

Com investimentos constantes na capacitação de seus profissionais e uma ótima organização administrativa, o grupo sentia-se preparado para novas aquisições e em 2009 adquiri a marca Varejão Popular, da qual possuí os direitos de utilização. Unidade que vem crescendo mês a mês e já conquistou a clientela no mercado central de Rio Branco.

10.12 - 2010

É hora de realizar um sonho antigo. Foi com muito trabalho e comprometimento de nossa equipe que em 2010 inauguramos a primeira unidade fora do estado de origem. Com mais de 9 mil metros de área construída e 20 check-outs a unidade de Porto Velho tem conquistado seu espaço na cidade. Em fevereiro de 2011 lançamos a campanha “Um Ano Servindo Porto Velho” que teve uma participação carinhosa da população.

11.12 - 2011

Um investimento de mais de R$ 6 milhões para estabelecer a maior loja da rede, em anexo ao Via Verde Shopping. Área de venda com 3.500 m² e 25 check-outs.

12.12 - 2012

Inaugurada mais uma loja do grupo no bairro Floresta, rua Rio de Janeiro nº730 com investimento de cerca de 4,5 milhões. Uma loja com padrão europeu, tem uma área de venda de 1.300m² e um mix de produtos de ampla variedade, estacionamento com mais de 160 vagas em área coberta, dispõe de elevador para seus clientes para dar mais conforto e comodidade. "2012 Novos tempos novos rumos", o grupo Araújo ainda em 2012 vai ampliar seu centro de distribuição e inaugurar mais uma loja no modelo ataca-varejo que ficará localizada estrada Dias Martins próxima à AABB Nº660. Em 2013 ocorrerá a inauguração da segunda loja do grupo no município de Porto Velho-RO.

II. Visão

O Araújo é mais que uma organização empresarial, é também instituição, porque tem compromisso com as gerações, com a história e com a sociedade e o nosso futuro está acima dos interesses individuais. Por isso, buscamos permanentemente a evolução, o desenvolvimento, a adaptação constante de seu meio e de sua época, a renovação de suas lideranças e a preparação de seus sucessores.

III. Missão

Satisfazer a necessidade e expectativas dos nossos clientes, assegurando padrão de qualidade nos produtos e serviços, contribuir para o desenvolvimento dos estados onde atuamos, com responsabilidade social, gerando emprego, renda e qualidade de vida aos nossos colaboradores.

IV. Valores

São as normas e regras maiores a que devem ser submetidas toas as decisões e ações do ARAÚJO que são: Inovação, credibilidade, clientes e colaboradores.

V. Analise Swot

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com