TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Empresa Cosmético

Por:   •  26/5/2016  •  Abstract  •  4.211 Palavras (17 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 17

http://pt.slideshare.net/Vanessa-Maciel/planejamento-estratgico-natura

Sistema de Ensino Presencial Conectado

CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

DANIELE DUTRA PICCININ

JARBAS BATU DA SILVA

JULIANO OLIVEIRA DE SOUZA

KAREN JOSIELE FIUZA DE SOUZA

TATIELE PIRES PORTELA

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

CRUZ ALTA

2015

DANIELE DUTRA PICCININ

JARBAS BATU DA SILVA

JULIANO OLIVEIRA DE SOUZA

KAREN JOSIELE FIUZA DE SOUZA

TATIELE PIRES PORTELA

TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Trabalho de produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de para a obtenção de média bimestral na disciplina de Gestão de Negócios, Administração de Sistemas de informação, Administração estratégica.

Orientador: Profª Emília Yoko Okayama;

                Profª. Mônica Maria Silva;

                Profº. Luis Cláudio Perini;

                Profº. Henry T. Nonaka;  

                Profª. Grace Kelly

CRUZ ALTA

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

3. CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

ANEXOS        12


INTRODUÇÃO

                O presente trabalho tem por objetivo avaliar a empresa Cafezinho, cafeteria/restaurante, participante da Franquia Casa do Pão de Queijo.

                Primeiramente avaliamos as características empresariais da organização, tais como localização, principais clientes, principais fornecedores.

                Em seguida avaliamos os aspectos ambientais da empresa, como por exemplo os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

                Logo após o grupo avaliou o planejamento estratégico e elaborou uma proposta de intervenção para a empresa.

                Por fim, a empresa avaliou a área de sistema de informações da empresa e aplicou o diagnóstico FNQI.


DESENVOLVIMENTO

Caracterização da empresa

                Cafezinho é o nome fantasia da empresa Ângela Ricci –ME, com atuação no setor de serviços alimentícios. O Cafezinho é uma cafeteria/restaurante, participante da franquia Casa do Pão de Queijo.

                Participar de uma franquia é entendido como uma empresa com a autorização para vender os produtos da marca, sendo autorizado que comercializem outros produtos que não pertençam à franquia, porém estes não sejam concorrentes, fica também a critério da empresa usar ou não o layout da franquia.

Mesmo sem conhecimentos técnicos sobre estratégia, o sentimento empreendedor e comercial da empresária a estimulou a olhar o ambiente externo com o objetivo de a fim de fundamentar a criação de sua empresa. Ao fazer o mapeamento ambiental o primeiro passo é a seleção ambiental, desta forma foram selecionados os empreendimentos alimentícios região e, na observação da percepção ambiental Ricci identificou que não existia nenhuma cafeteria na cidade, identificou-se somente um quiosque, onde os clientes tomavam o café tradicional (de coador), em pé no balcão.

                Atualmente, cresce o número de pessoas que fazem refeições fora de casa, foi possível identificar que o horário de almoço dos trabalhadores estava em mudanças, alterando do horário entre 11 h e 13 h e passando a ser também após as 14 h, horário este em que não se encontrava restaurantes em funcionamento.

                No ambiente externo ao Cafezinho identifica-se variáveis tecnológicas, tecnologias direcionadas a informatização de vendas e estoques, relógio ponto biométrico, assim como novos métodos culinários e equipamentos de cozinha, é de suma importância ter atenção as evoluções tecnológicas de equipamentos e métodos a fim de possibilitar um serviço de qualidade. Em relação às variáveis econômicas a cidade apresenta um crescimento econômico devido a instalações de indústrias trazendo prestadores de serviços e representantes de venda de toda região.

                O crescimento de faculdades já existentes, com ampliação de estrutura física e abertura de novos cursos, trazendo estudantes de todo o estado e também o fato de ser uma região com alto índice de atividade agrícola, estes fatores estão diretamente relacionados com a economia da cidade.

                Porém, por ser uma cidade de interior o nível de preço nos serviços alimentícios ainda considerado baixo se comparado com capital de Estado.

                As variáveis sociais também executam grande influência, pois sensibiliza diretamente os hábitos alimentares da sociedade, pôr a cidade estar em visível desenvolvimento econômico as famílias começam a fazer refeições diárias fora de casa, com grandes números das mulheres trabalhando, não há tempo de cozinhar.

                Ao analisar o ambiente tarefa do Cafezinho, primeiramente pode-se verificar os clientes que se centralizam entre as classes C, B e A da cidade e região. Porém, não existe restrição quanto à faixa etária e sexo da clientela. Em relação aos fornecedores de recursos pode-se dizer que a mão de obra das 14 colaboradoras, fornecedores de matéria-prima como por exemplo a Casa do Pão de Queijo, Frutimax, Sorvetão, Polpa Norte, açougue, mercado.

                Os principais concorrentes de mercado são: Restaurante, Terraço Grill, Restaurante Hora Extra, Café Confeitaria, Book Café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com