TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO MECANISMO ESTRUTURAL DA MICROENERGIA TELEFONICA

Trabalho acadêmico: ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO MECANISMO ESTRUTURAL DA MICROENERGIA TELEFONICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.015 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DO LAYOUT PARA OTMIZAÇÃO DO ARRANJO ESTRUTURAL DE UMA MICROEMPRESA DE TELEFONIA

Victor Adriano

José Dalison

Maxsuel Ferreira

Evandro Torquato

RESUMO

Devido as grandes mudanças ocorridas continuamente no mercado dos negócios, há uma necessidade imensa de uma empresa obter uma maior atração de seus clientes, visto que a competitividade entre as mesmas só tem se intensificado, e sem dúvida alguma, um bom planejamento no arranjo estrutural e organizacional é um ponto de partida importante para o sucesso. Este presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa numa microempresa de comércio e serviços na área de telefonia, de maneira que se buscou avaliar o arranjo físico da mesma, utilizando uma metodologia de estudo de caso, relacionada à revisão bibliográfica dos conceitos, entrevistas e observações. Evidenciaram-se diversas dificuldades enfrentadas pela empresa devido a grande aglomeração de produtos exibidos, pequeno local para estoque e o pequeno espaço para movimentação dos funcionários, dificultando o atendimento e visão dos produtos. Como resultado propôs-se então, através de umestudo de demanda, foco na qualidade dos produtos, investimento emtecnologia, publicidade e propaganda para maior destaque frente àconcorrência e, além disso, uma mudança no layout viabilizando melhorar o ambiente de trabalho para ocorrer um maior espaço e obter um melhor fluxo entre os colaboradores, e com isso gerar melhor satisfação e conforto para os seus clientes. Construiu-se um novo modelo do arranjo físico, que ao final do trabalho foi apresentado ao proprietário da empresa.

Palavras-chaves: Layout. Arranjo físico. Microempresa.

1. INTRODUÇÃO

Layout ou leiaute, como é considerado, tem por objetivo principal permitir a funcionalidade do processo produtivo. Desta forma, uma vez decidida a implantação de uma empresa, seja a manufatura de um bem ou a prestação de serviços e vários outros, é imprescindível uma análise rigorosa sobre o arranjo físico de máquinas, equipamentos, pessoas etc. A empresa ao qual empenhamos nossas pesquisas tem por nome fictício Game & Cell e está situada na cidade de Guarabira tendo mercado bastante atrelado à venda de peças e manutenção para celulares. Mesmo sendo bastante reconhecida e creditada na região a empresa ainda apresenta problemas operacionais que dificultam o desenvolvimento empresarial de um empreendimento de tal ramo mercantil.

O principal foco a ser destacado neste artigo será, sem dúvida, a discursão dos problemas enfrentados pelos empresários e clientes no ambiente em que se encontra a empresa, visto que a mesma apresenta limitações que poderão ser discutidas e, apresentadas as soluções, serão resolvidas para melhor apresentar os requisitos operacionais exigidos em um empreendimento.

Em princípio é necessário que se estabeleça a capacidade de instalação da empresa, ou seja, seu potencial de produção. Essa é uma condição relevante para que não se incorra em erros, como o alto custo das instalações. Cabe então, aos detentores desta tarefa, projetar o layout da empresa, conforme suas necessidades, mas ressaltando a importância do planejamento financeiro para que não incorra em falta de capital para as necessidades primárias do estabelecimento.

2. DESENVOLVIMENTO

Apresentação da empresa

A empresa Game & Cell está localizada na cidade de Guarabira, interior da Paraíba, tendo bastante visibilidade no mercado de venda de produtos e serviços para a manutenção de aparelhos eletrônicos, principalmente, celulares. Fundada em 2006, pelo casal que atualmente a administra, a empresa tinha objetivos concretos que foram aos poucos empreendidos caracterizando-a como uma sociedade criativa e inovadora que sempre buscou surpreender aqueles que dela usufruem. Hoje, é referência na cidade e região na busca de celulares e jogos eletrônicos, em especial.

Dados e expectativas para as vendas de eletrônicos

É cada vez maior o número de pessoas que possuem smartphone, tablet e computador. Segundo dados levantados pela a empresa Gartner, que trabalha com pesquisas relacionadas à área de tecnologia, a venda combinada de aparelhos eletrônicos deve crescer ainda mais em 2014, principalmente no setor de computadores, tablets e smartphones.Em nota oficial enviada à imprensa, a companhia afirmou que a venda combinada deve crescer 6,9% em 2014. Em termos numéricos, o crescimento vai significar a venda de 2,5 bilhões de unidades de computadores, tablets e smartphones. Os números foram levantados com base nos dados registrados no ano passado.

Ainda de acordo com a Gartner, no setor de celulares inteligentes o crescimento virá da venda de smartphones básicos com destaque de compras e regiões com mercados ainda em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo a pesquisa, os aparelhos chamados “top de linha” não tem apresentado mudanças ou novidades que motivem a compra. Por isso, os aparelhos mais simples devem impulsionar as vendas no segmento. Para o levantamento, o que não muda é a disputa de mercado entre o iOS e o Android. Em junho do no passado, 37% dos dispositivos rodavam com sistema operacional Android, sendo o mais usado. Outra informação do comunicado oficial é que o segmento de computadores vai registrar, ao final de 2014, um declínio de vendas de 6,6% em relação ao ano anterior.

3. LAYOUT

O que é Layout?

Layout em palavras rápidas nada mais é do que um esboço ou um rascunho que mostra uma estrutura física de algum elemento ou material. De acordo com o International Labour Office, de Genebra, Layout é a posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma empresa, oficina ou área de trabalho manual ou intelectual; dentro de cada departamento ou seção; dos meios de suprimento e acesso às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho. No trabalho que está sendo apresentado, foi proposta uma simplificação do tema escolhido pelo grupo no qual tornou o layout um tema plausível de ser comentado e ser efetuado pela empresa em estudo. Para o grupo, layout nada mais é do que o planejamento de um espaço físico de forma a promover um ambiente favorável à compra e venda dos produtos.

Objetivo do layout

O objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com