TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos de Desenvolvimento Limpo

Seminário: Mecanismos de Desenvolvimento Limpo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Seminário  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Notas: 1

A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso (N₂O) gerado nas unidades de produção de ácido nítrico de dois de seus complexos industriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio de créditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663 créditos de carbono (CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesse processo no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos de carbono em projetos de melhoria do desempenho ambiental das suas unidades produtivas. (Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011. Disponível em: http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acesso em: 27 mar. 2011.)

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos créditos de carbono:

Escolher uma resposta.

a. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono, o que é permitido pelo Protocolo de Kyoto.

b. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresas ambientalmente responsáveis que conseguem reduzir a emissão de gases do efeito estufa no ambiente.

c. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e em eficiência energética.

d. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Vale poderá revertê-los em benefício de projetos sociais ou melhoria do desempenho ambiental.

e. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases que contribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto.

Comentário resposta errada: Retome a leitura do capítulo 1 do livro-texto a respeito do Protocolo de Kyoto e o mercado de créditos de carbono.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 2

Notas: 1

Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.

Fonte: SóBiologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php). Acesso em: 22 mar. 2011.

A figura refere-se:

Escolher uma resposta.

a. Ao ciclo biogeoquímico da água.

b. Ao processo de formação dos lençóis freáticos.

c. Aos serviços de provisão.

d. Ao sequestro de carbono.

e. Aos serviços socioambientais.

Resposta correta: A figura está demonstrando o ciclo da água, que é um ciclo biogeoquímico.

Comentário resposta correta: Parabéns! O ciclo biogeoquímico ocorre quando a água dos oceanos e rios evapora com o calor do sol, formando nuvens que devolvem a água à terra em forma de chuvas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo.

Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não é sustentável.

b. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

c. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.

d. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda não disponíveis atualmente.

e. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construções sustentávies, sejam residenciais, comerciais e industriais

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Repense e escolha outra alternativa, mas antes, releia e compreenda o capítulo 1 a respeito do aumento da temperatura global.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 4

Notas: 1

Em 30 de março de 2011, o Instituto Carbono Brasil noticiou que o continente africano está gerando empregos ambientalmente sustentáveis; a Uganda, ao promover agricultura orgânica, certificou 200 mil fazendeiros e houve aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com