TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROJECT MANAGEMENT OFFICE (PMO) – ESTUDO DE CASO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA A EMPRESA “ALFA CONSULTORIA”

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  19.803 Palavras (80 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 80

[pic 1]

MBA em Gerenciamento de Projetos

Bruno Monsanto

MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROJECT MANAGEMENT OFFICE (PMO) – ESTUDO DE CASO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA A EMPRESA “ALFA CONSULTORIA”

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós Graduação Latu Sensu, da Fundação Getulio Vargas, como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Orientadora: Profa. Dra. Marta Cardoso De Lima Da Costa Rego

Rio de Janeiro, Março de 2012.


Aprovação[pic 2]

O trabalho de conclusão de curso intitulado MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PROJECT MANAGEMENT OFFICE (PMO) – ESTUDO DE CASO: PLANO DE DESENVOLVIMENTO PARA A EMPRESA “ALFA CONSULTORIA”, elaborado por Bruno Monsanto e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, do Programa FGV Management, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Gerenciamento de Projetos.

Rio de Janeiro, _____ de _______________ de 2012.

[pic 3]

André Baptista Barcaui

Coordenador Acadêmico[pic 4]

Marta Cardoso De Lima Da Costa Rego

Professora Orientadora


Termo de Compromisso[pic 5]

Eu, Bruno Monsanto, matriculado na turma FGVMGMRIO0/TMBAGPJ*0625-60, entrego o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para correção, sob a orientação da Professora Orientadora Marta Cardoso de Lima da Costa Rego e declaro que o conteúdo deste Trabalho de Conclusão de Curso é autêntico, original e de minha autoria exclusiva. 

Estou ciente que a Fundação Getulio Vargas – FGV, após a aprovação, poderá exercer a opção de publicar o meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC na Internet/Intranet para a consulta dos alunos da rede FGV Management.

Rio de Janeiro, 09 de abril de 2012.

[pic 6]

Bruno Monsanto

Resumo[pic 7]

Este trabalho tem como objetivo apresentar um plano de desenvolvimento da maturidade organizacional em gerenciamento de projetos para a empresa “Alfa Consultoria” (nome fictício utilizado para o trabalho). O plano pretende fornecer um conjunto de ações que favoreçam a evolução do nível de maturidade da empresa no gerenciamento de seus projetos, dentre elas, a implantação de um escritório de projetos e a criação de uma nova gerência na empresa. Para fundamentar o plano, foram realizadas: a) revisão do referencial teórico sobre gerenciamento de projetos, com foco nos temas Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos e Project Management Office – PMO; b) análise de aspectos organizacionais da Alfa Consultoria, tais como, estrutura, cultura, pessoas e tecnologia; c) avaliação da maturidade da empresa através de um dos modelos de maturidade analisados no trabalho. O plano apresentado prevê soluções para contornar os principais fatores de risco para o seu sucesso, sendo assim, ele fornece uma opção realista e viável para que a Alfa Consultoria possa obter índices de sucesso crescentes, rumo a níveis de excelência no gerenciamento de seus projetos.

Palavras-chave: Maturidade em gerenciamento de projetos, modelos de maturidade, escritório de gerenciamento de projetos.

Abstract[pic 8]

This work aims to present a development plan for the organizational maturity in project management for the company "Alfa Consulting" (fictitious name used to this work). The plan aims to provide a set of actions that favor the evolution of the company's level of maturity in managing their projects, among them the implementation of a project office and the creation of a new sector in the company. In support of the plan, were made: a) review the theoretical base of project management, focusing on themes Organizational Maturity in Project Management and Project Management Office – PMO; b) analysis of organizational aspects of Alfa Consulting, such as structure, culture, people and technology; c) measure of the company's maturity level through a maturity model analyzed in this work. The plan presented provides solutions to overcome the main risk factors for its success, so, it provides a realistic and viable option for the Alfa Consulting can get success rates increasing toward the levels of excellence in managing their projects.

Keywords: Maturity project management, maturity models, project management office, PMO.

Sumário[pic 9]

1.        REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS        

1.1.        Introdução ao Gerenciamento de Projetos        

1.1.1.        Contextualização        

1.1.2.        Conceito de Projeto        

1.1.3.        Projetos X Operações        

1.1.4.        Gerenciamento de Projetos        

1.1.5.        Gerenciamento de Programas        

1.1.6.        Gerenciamento de Portfólios        

1.1.7.        Influências Organizacionais        

1.2.        Maturidade Organizacional em Gerenciamento de Projetos        

1.2.1.        Conceito        

1.2.2.        Modelos de Maturidade em Gerenciamento de Projetos        

1.3.        Project Management Office – PMO        

1.3.1.        Conceito        

1.3.2.        Modelos, atribuições, níveis de autoridade e posicionamento do PMO        

2.        APRESENTAÇÃO DO CASO        

2.1.        Descrição da Organização        

2.1.1.        Produtos e Serviços        

2.1.2.        Processos, Projetos e Operações        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (128.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (501.3 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com