TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP IV - Economia Brasileira

Trabalho Escolar: AP IV - Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  2.701 Visualizações

Atividade de Aprofundamento (AP)

Conteúdo

• AP_IV

Como base nas medidas adotadas pelo Presidente Getúlio Vargas em seu segundo mandato de governo, é possível considerá-lo nacionalista/desenvolvimentista ou populista? Para tanto, escreva um texto contendo, no mínimo, dez linhas que aborde sua opinião. Justifique sua resposta.

Resposta:

Embora o Governo de Getúlio Vargas, em alguns momentos, possuísse traços nacionalistas, desenvolvimentistas e populistas, o que mais o destacou, em minha opinião, foi o populismo.

Em seu segundo mandato, o qual venceu com quase cinquenta porcento dos votos, usava de carisma e pulso firme, além de linguagem simples, conquistando a classe mais carente da sociedade, o proletariado da época, chegou a ser chamado o “pai dos pobres”.

Em seu governo, implementou várias medidas a fim de beneficiar os mais necessitados e carentes, costumava frequentar manifestações com as massas nas ruas inclusive nos 1º(s) de maio ( Dia do Trabalho ), além de fazer muita propaganda de seu governo e de seus feitos, ajudando a manter seu apoio popular.

Colocando-se à distância dos partidos políticos, se lançava como alguém que conseguiria resolver todos os problemas da nação sem a ajuda dos demais partidos.

Com essas aptidões populistas se manteve no poder durante vários anos, até que um levante de manifestações e greves de movimentos contrários ao seu governo tomaram proporções imensas ao ponto de Vargas cometer suicídio a deixar o cargo presidencial.

...