TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - GLOBALIZAÇÃO

Dissertações: APS - GLOBALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

APS - ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

1. A globalização implica em uma redução da soberania do estado?

R: A soberania é a junção da supremacia no âmbito interno e da sua independência no plano esterno. A globalização por sua vez, é um fenômeno que implica na intersecção nível mundial tanto de economias quanto de culturas e regimes políticos pode-se afirmar, portanto, que o processo de globalização significou uma relativizações da soberania dos Estados, na medida em que forças transnacionais e organizações internacionais passaram a influenciar tanto na política externa quanto na interna, diminuindo a liberdade de ação dos países ao instituir, de certa maneira um regime de governança global.

2. A globalização pode ser definida como mundialização da pobreza?

R: A modernização da economia e o progresso cientifico trazido como reflexo da globalização não aconteceram de modo igualitário para todos os Estados, o que gerou ainda mais desigualdade entre os países desenvolvidos e entre os desenvolvimento. Uma das conseqüências da economia global, portanto, foi a divisão entre aqueles que acumulam e aqueles que ficam a margem do processo resumindo, a globalização gerou um sistema com tendências a concentração de riqueza de um lado e da expansão da pobreza do outro.

3. A globalização é um catalisador para o aumento da criminalidade?

R: A globalização gerou a abertura das fronteiras e importou inclusive na dinâmica das atividades criminosas que na sua maioria passaram a transmitir as fronteiras geográficas. Problemas como narcotráfico, trafico de pessoas, quaisquer forma de exploração e degradação humana, tem expandido as mas fronteiras e demandado ações policiais de inteligência em conjunto entre os Estados para surtir efeitos positivos ou seja, pode-se afirmar que a globalização gerou a transnacionalização da atividade criminosa o que dificultou ainda mais o combate da criminalidade pelo estados.

4. Qual a relação da globalização com o ciberespaço?

R: O termo ciberespaço surge na década de 60 nos EUA com desenvolvimento da primeira rede (network) para a dispersão espacial dos computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com