TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - GOP (JOGOS)

Pesquisas Acadêmicas: APS - GOP (JOGOS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  2.183 Visualizações

Página 1 de 11

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplina do 5º / 6º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

São Paulo

2013

1) Qual a denominação da empresa, forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação?

A empresa foi constituída para atender a demanda de um novo produto chamado Veripex, dado um contrato que tem duração pré-fixada de 5 anos. A empresa fica responsável por embarcar uma quantidade pré-definida do produto trimestralmente, devendo está ficar encarregada da compra de toda e qualquer matéria-prima para a confecção do produto. O valor unitário é também pré-estabelecido em R$58,00 (Cinquenta e Oito Reais). A natureza da empresa é puramente industrial, irá atender a demanda do mercado interno e atua no ramo industrial.

2) Qual o tipo e porte da empresa (privada, pública, organização governamental, instituição sem fins lucrativos / pequena, média, grande)?

A empresa é de porte médio e privada.

3) Descreva a principal atividade da operação desenvolvida pela empresa.

A principal atividade de operação desenvolvida pela a empresa é a produção do produto Veripex no Brasil. Com o objetivo de atender toda a demanda solicitada no país.

4) Qual o nome e característica do principal produto fabricado?

O nome do produto é Veripex. Veripex é um produto novo no mercado brasileiro. O seu consumo/venda varia de acordo com a renda do consumidor, a economia deve estar boa para que os consumidores tenham uma boa renda para consumir o produto. Por ter matéria-prima importada seu valor varia de acordo com a taxa de cambio do dólar. Outra característica do Veripex é que o consumo é maior nos períodos frios, outono e inverno.

5) Descreva o processo produtivo e a tecnologia adotada pela empresa, suas características, flexibilidade, custo, etc.

A tecnologia utilizada na confecção do produto foi única e constante (entra kit 1 e embalagem e sai Veripex, tudo isso em uma relação 3+1=1 respectivamente), o processo produtivo é relativamente simples , entram a matéria-prima e embalagem e sai o produto final, tudo isso devidamente sincronizado com os fornecedores para evitar ociosidade interna. O custo de produção tem inúmeras variáveis, tais como a flutuação do dólar, que afeta boa parte da matéria-prima, pois esta é importada (kit 1). Além disso é acrescido o valor de armazenamento, caso o embarque seja menor do que o previsto, fato esse que se opõem ao cenário contrário, ou seja, quando a capacidade de produção mais os estoques não são suficientes para atender a demanda a ser embarcada, gerasse uma multa por unidade não embarcada a ser considerada.

6) Fale sobre a capacidade produtiva da empresa, como foi implantada e como evoluiu ao longo dos dois últimos anos.

A capacidade produtiva foi uma constante, ou seja, teve seu crescimento sólido, porém em determinado período a capacidade foi elevada para atender a demanda sazonal, gerada pela baixa do dólar e consequentemente, baixa do preço final do produto. Assim a capacidade de produção da empresa se mostrou apta a atender a demanda nas mais diversas situações de mercado. Foi implantada gradativamente seguindo a demanda, porém o inicio foi o período de maior implantação obviamente.

7) Qual a composição, qualificação e condições de operação da força de trabalho (operários e supervisores)?

Todos os funcionários, já possuíam alguma experiência prévia na área onde a empresa atua. Quando foram contratados passaram por um período de treinamento e experiência. Cada funcionário foi avaliado para verificar em qual parte do processo produto as suas características e experiência melhor se encaixavam.

Os superiores passaram por um treinamento motivacional e de produção para que soubessem a melhor maneira de deixar seus supervisionados sempre motivados e realizando os procedimentos corretos com a menor perda de material e tempo possível.

Os operários passaram por treinamentos de segurança, produção e trabalho em equipe.

Todos sabem qual é a missão e visão da empresa e todo o treinamento foi liderado dando foco nesses dois itens.

8) Descrever os materiais utilizados na fabricação, coeficientes técnicos de utilização e condições de compras e fornecimento (descrever também as características do fornecedor).

Os insumos necessários para a produção do Veripex são os Kits 1 e as embalagens. O kit necessário para produção tem seu preço em dólar, portanto o gasto com a compra desses materiais varia de acordo com a cotação do dólar.

Os fornecedores entregam de acordo com o prazo solicitado sem atrasos, porém podem ocorrer quebras de entregas , sendo esta limitada em até 5% da quantidade total solicitada, portanto trabalhamos sempre para fazer os pedidos de materiais com 5% a mais, como margem de segurança.

9) Qual o capital social da empresa no inicio da operação e quais são as condições de financiamento e investimentos estabelecidas (descrever as taxas de juros da aplicação e empréstimos)?

O Capital inicial da empresa foi de R$3.000.000,00 para financiar os investimentos iniciais. Os valores que ficam disponíveis em caixa são aplicados em investimentos com uma taxa de retorno de 3% ao período, porém faltas esporádicas de dinheiro em caixa acarretarão empréstimos automáticos que serão devolvidos no período seguinte mais o pagamento de uma taxa de 4,5% ao período.

10) Qual é o objetivo do contrato com o cliente exclusivo e quais as condições de prazo?

O Objetivo do contrato que possui duração de cinco anos, é a entrega dos produtos solicitados no Brasil para embarque (entrega) nos determinados períodos de entrega já pré-estabelecidos. Os prazos normalmente são de três em três meses, períodos nos quais são determinados uma previsão de embarque dos produtos, podendo variar até 10% para mais ou para menos de acordo com as tendências do mercado. Caso não seja feita a entrega do número solicitado de produtos a empresa está sujeita a multa de 5% do preço de compra.

11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com