TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Jogos e Brinquedos

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  1.862 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

BEATRIZ FOGAÇA HOLTZ, N904DC-2;

BRENDA RODRIGUES DE CARVALHO, D12AGI-3;

NATALIA JONAS DALE LUCHE, N961HC-5;

NICOLE AZEVEDO DANTAS CALEFE, T73638-2;

ROSANGELA PUPA FERREIRA, D0497G-0;

TATIELE DE ALMEIDA MACIEL, C96GGH-8.

O FAZ DE CONTA

SOROCABA

2016

BEATRIZ FOGAÇA HOLTZ, N904DC-2;

BRENDA RODRIGUES DE CARVALHO, D12AGI-3;

NATALIA JONAS DALE LUCHE, N961HC-5;

NICOLE AZEVEDO DANTAS CALEFE, T73638-2;

ROSANGELA PUPA FERREIRA, D0497G-0;

TATIELE DE ALMEIDA MACIEL, C96GGH-8.

O FAZ DE CONTA

Atividades Práticas Supervisionadas,

Vinculada a disciplina de Jogos e Brinquedos

Na infância-JBI

Apresentada a UNIP- Universidade Paulista.

Orientadora: Prof.ª Lucia Veiga

SOROCABA

2016

SUMARIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................
  2. O FAZ DE CONTA..........................................................................................
  3. RESULTADOS E DISCUSSÕES...................................................................

3.1 IDA AO SHOPPING..................................................................................

3.2 EXPLORADORAS

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................

1.INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa o desenvolvimento e capacidade do grupo ao relacionar teoria com prática, mencionada na matéria de Jogos e Brinquedos na Infância. No qual, o tema proposto foi analisar uma criança de até sete anos de idade em seu mundo lúdico, na brincadeira de Faz de Conta.

        A brincadeira de faz de conta é a forma que a criança desvenda e compreende o mundo em que vive. Segundo Piaget (1971), ao brincar a criança consegue assimilar o mundo de seu jeito, pois a interação depende da função atribuída ao objeto e não da natureza dele. E, o autor acrescenta que o brincar representa uma fase do desenvolvimento da inteligência, onde assimilação e acomodação acontecem, consolidando experiências passadas.

        Sendo assim, o grupo observou as brincadeira de A.P.D.L.M, uma menina de 5 anos de idade, sobrinha de uma das integrantes, que contribui no desenvolvimento deste trabalho.

        Através das observações diárias, conseguimos chegar a algumas conclusões que serão citadas ao decorrer do projeto.

2.O FAZ DE CONTA

Ao tentarmos traduzir esse universo infantil do faz-de-conta, buscamos embasamento no texto de Vygotsky “Criação e imaginação” e nos respaldamos em observações dessa brincadeira enquanto realizada por uma criança de 5 anos para fundamentar a teoria e a prática nesse trabalho para a disciplina de jogos e brincadeiras na infância.

Ao enfatizarmos o faz-de-conta como objeto de estudo é necessário primeiramente decodificarmos a brincadeira para descobrirmos sua abrangência e como ela se dá, implicando em suas características não apenas explicitamente visíveis, mas de maneira abstrata e cognitiva onde a criação e a realidade se fundem externando a imaginação.

Segundo Vygotsky, a criação ocorre num processo onde o conhecimento pelo que é material ou não, armazenados na mente mais a informação ou uma nova experiência associam-se reproduzindo uma nova realidade. A criatividade, resultante desse processo enriquece a brincadeira, todavia a imaginação também pode originar-se de algo não experiênciado motivando o surgimento de uma criação peculiar e singular. Toda bagagem de vivências cotidianas no âmbito infantil pode influenciar e direcionar uma ocasião para a brincadeira, onde a criança reproduz a realidade de maneira lúdica e fiel aos fatos. Através do faz-de-conta a criança expressa valores, externiza sentimentos, atribui significado a objetos de acordo com o que ela acredita, transitando entre o lúdico e o real, sabendo discernir entre um e outro no espaço e tempo por ela administrados. No decorrer desse processo a brincadeira e a realidade se equalizam resultando em amadurecimento de ideias e no desenvolvimento integral da criança.

A importância da brincadeira de faz-de-conta proporciona a criança um espaço onde ela delega autoridade, atribui funções, reproduz papeis sociais, cria elementos fictícios, expressa valores culturais assumindo personagens discorrendo em atitudes diversas que com soberania é capaz de gerenciar. Sem a intervenção do adulto, a criança encontra liberdade para se expressar com autonomia e tem o poder da decisão, reproduzindo muitas vezes o procedimento de pessoas as quais convive, em especial a família na maneira de falar, vestir, gesticular, etc. também há de se mencionar o fato de que elas criam um mundo peculiar de presenças fictícias como o de super-heróis, fadas, duendes, princesas, etc., onde a imaginação flui de limitadamente sem quaisquer normas ou regras. Embora esse ambiente lúdico não disponha de nenhum molde da realidade, a criança é capaz de se legitimar o que pode ou não fazer, por exemplo se imagina ser o super-homem, não vai se atirar pela janela para voar pois faz a separação entre o lúdico e o real.

Outro fator que contribui muito para o desenvolver da brincadeira é o espaço onde ela ocorre. O ambiente deve ser propicio e organizado com brinquedos, vestimentas e acessórios capazes de enriquecer a imaginação e alimentar por mais tempo a brincadeira, podendo ser esta individual ou coletiva, deve também fluir com espontaneidade e a criança deve estar livre para brincar do que quiser, sem a isenção dos cuidados dos adultos para evitar possíveis acidentes.

O tempo é mais um indicador fundamental para o desenvolvimento da brincadeira, pois se não estiver bem estabelecido, o brincar torna-se um alvo vulnerável, sujeito a extinção, uma vez que com tantos afazeres do nosso mundo contemporâneo o tempo torna-se escasso. Aí entra o papel da escola em considerar a brincadeira como algo fundamental para o desenvolvimento da criança, bem por que, este é um direito que lhe é garantido por lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com