TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Jogos e Brincadeiras

Por:   •  17/11/2015  •  Ensaio  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).

De acordo com Jean Piaget, a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, a brincadeira não é somente uma forma de entretenimento para gastar suas energias, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. O conhecimento é consequência de ações e interações que temos com o mundo e a cultura.

Através das brincadeiras a criança se relaciona com suas necessidades e as realidades do mundo que elas pouco conhecem.

É brincando que se tem a primeira assimilação que regras e organização são importantes no dia a dia, nesse momento de brincadeira elas refletem, organizam, constrói, destrói e reconstrói seu universo.

Ao brincar a criança desenvolve o pensamento lógico e o cognitivo, pois jogar permite o treino das operações do pensamento como a criatividade, capacidade de associar, discriminar, analisar, bem como as habilidades estratégicas.

Concordo muito com a teoria de Piaget, onde ele diz que, ao jogar a criança desenvolve habilidades sociais e relacionamento grupal. Ela vivencia situações onde desenvolvem a liderança e cooperação e percebem seus limites e os limites dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com