TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

Trabalho acadêmico: ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.953 Palavras (16 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 16

ARMAZENAGEM, DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

1. MOVIMENTAÇÃO

1.1. PRINCIPAIS ATIVIDADES DA MOVIMENTAÇÃO

1.2. NECESSIDADES DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL

1.3. CUSTOS DA MOVIMENTAÇÃO

1.4. CLASSIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO

1.5. TIPOS DE EQUIPAMENTOS

1.6. ESCOLHA DO EQUIPAMENTO CERTO

2. DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

3. ARMAZENAGEM

3.1. ATIVIDADES FUNDAMENTAIS DE ARMAZENAGEM

3.2. OBJETIVOS DO PROCESSO DE ARMAZENAGEM

3.3. CLASSIFICAÇÃO DOS ARMAZÉNS

3.4. ASPECTOS BÁSICOS DE UM ARMAZÉM

3.5. TIPOS DE EMBALAGENS UTILIZADAS NO ARMAZENAMENTO

3.6. ESTRUTURAS DE ARMAZENAGEM

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MOVIMENTAÇÃO

A movimentação de material tem como objetivo primordial a separação das cargas de acordo com as necessidades dos clientes, bem como transportar o material em processamento, quando este implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes.

As operações logísticas começam com o carregamento inicial de materiais ou componentes de um fornecedor e terminam quando um produto processado é entregue ao consumidor final (Moura 1997).

A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções levando em conta o tempo e espaço disponíveis.

Segundo Moura (1998), "O tipo de equipamento utilizado na movimentação de materiais afeta a eficiencia e o custo de operação do centro de distribuição".

Um dos primeiros passos que temos a realizar é a análise do fluxo da movimentação de materiais, layout, embalagem, equipamentos de movimentação e estocagem, os quais muitas vezes por não serem eficientes para determinadas situações, são responsáveis pela geração de custos e perdas durante a movimentação de materiais.

A movimentação de materiais é uma área geradora de custos e perdas, mas sendo bem administrada pode gerar um fator de diferencial competitivo.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DA MOVIMENTAÇÃO

As três atividades princicpais do manuseio são o recebimento, o manuseio interno e a expedição.

Recebimento – Mercadorias e materiais chegam normalmente ao depósito em quantidades maiores do que as expedidas. A primeira atividade de movimentação de materiais é a descarga de veículos. Na maioria dos depósitos, a descarga é manual. Entretanto, têm sido desenvolvidos, métodos mecanizados e parcialmente automatizados, capazes de adaptar-se às diferentes características dos produtos. Geralmente, a descarga dos veículos é feita por uma ou duas pessoas. Os produtos são empilhados manualmente em paletes ou em slip sheet para formar uma unidade a ser movimentada. Em alguns casos, esteiras transportadoras são usadas para descarregar os veículos mais rapidamente. Dessa forma, pode ser descarregada dos veículos maior quantidade de mercadorias para a entrada nos depósitos (cargas em contêineres ou unitizadas reduzem esse tempo de descarga).

Manuseio Interno – Inclui toda e qualquer movimentação dos produtos dentro do armazém. Após o recebimento dos materiais, é necessário sua transferência interna para colocá-los em locais de armazenagem ou para a separação de pedidos. Finalmente, quando os pedidos são recebidos os produtos solicitados são acumulados e transportados para a área de expedição. Existem dois tipos de manuseio dentro do depósito: A transferência e a separação.

Existem, pelo menos, duas, às vezes três, transferências em depósitos tradicionais. Primeiramente as mercadorias são levadas para dentro do depódito e colocados no local previamente estipulado. O transporte, nesse caso, é feito por empilhadeiras, quando são usados paletes ou slip sheet, ou por outros meios de tração mecânica, quando se trata de cargas unitizadas maiores. Uma segunda movimentação interna pode ser necessária antes da atividade de separação de pedidos. Essa segunda movimentação pode ser suprimida quando as mercadorias possuem elevado peso e/ ou volume, tais como fogões e máquinas de lavar. Na transferência final, os sortimentos de produtos solicitados pelos clientes são levados diretamente do depósito para a plataforma de carga.

Expedição – Consite basicamente na verificação e no carregamento das mercadorias nos veículos. Como o recebimento, a expedição é executada manualmente na maioria dos sistemas. A expediçao de cargas unitizadas está tornando-se cada vez mais comum, porque, dessa forma, o tempo de carregamento de veículos pode ser reduzido consideravelmente. Embalagens utilizadas contêm grupos de produtos, enquanto cargas comuns consistem em volumes e caixas que devem ser carregados diretamente da plataforma para o veículo. As conferências do conteúdo são feitas quando as mercadorias trocam de dono, no ato da expedição. A conferência consiste geralmente em contagens das caixas, mas, em alguns casos, também são necessárias contagens de peças, verificação das marcas e tamanhos, para que se tenha total certeza de que todos os itens solicitados pelo cliente estão sendo carregados.

NECESSIDADES DA MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL

A movimentação de material está incorporada em praticamente todas as atividades da produção, tendo impacto em cinco pontos:

Custo de produção de um produto; Segurança e saúde dos trabalhadores;Estragos causados nos produtos; Quantidade de materiais perdidos ou roubados; Nível de produtos em processamento.

A movimentação de material implica que sejam projetados corredores com espaço suficiente para que a movimentação das matérias-primas, produtos em processamento ou produtos acabados, não interfira nos processos de fábrica causando atrasos na produção ou engarrafamentos dentro da mesma ou do armazém.(Casadevante Y Mújica, 1974, p. 75).

A quantidade, tipo e forma, ou configuração do espaço influenciam na escolha dos equipamentos de movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com