TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO OUTSOURCING

Projeto de pesquisa: ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO OUTSOURCING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

TERCEIRIZAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

Com um mundo cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado a maior eficiência e produtividade possíveis, para isso, o foco na atividade-fim é primordial. Para garantir esse foco, as empresas têm delegado a terceiros as atividades consideradas “de suporte”, ou seja, aquelas que são necessárias, mas não têm relação com a atividade principal da empresa, realizando assim, a terceirização dessas atividades. Diante disso, podemos definir terceirização como sendo o processo em que uma atividade-meio executada por uma empresa é repassada a terceiros para que ela possa concentrar-se em sua atividade-fim.

Para que a empresa possa optar pela terceirização (outsourcing), é necessário que primeiro se faça um planejamento estratégico, onde poderá verificar quais atividades podem ser terceirizadas, quais empresas irão realizar o trabalho e todas as outras questões, para que as desvantagens deste processo não sejam maiores que as vantagens.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa BM Restaurantes LTDA, estabelecida à Rua São Paulo, nº 2.164, Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem como atividade principal o ramo de restaurantes e similares e optou por terceirizar o serviço de entrega efetuada em motocicleta (motoboy) e o serviço de manobrista.

Esta empresa atua no ramo de restaurantes e é especializada em comida japonesa e além do estabelecimento aberto ao público, que tem serviço de manobrista para os clientes, ainda realiza entregas em domicílio, o delivery. Tendo em vista sua atividade principal, a empresa não poderia perder o foco na mesma, por isso optou pela terceirização. Para isso, ela fez diversas pesquisas para saber qual o melhor parceiro que lhe daria garantias de maior eficiência e eficácia na gestão do negócio.

Com o serviço terceirizado de motoboy, a empresa teve uma redução nos custos operacionais, e nos desperdícios tendo em vista que o serviço é prestado por profissionais especializados e treinados para tal. Não há a preocupação com reparo e manutenção das motocicletas, aquisição de veículos novos, abastecimento com combustível, pagamento de impostos e taxas (IPVA, DPVAT, Taxa de Licenciamento), multas de trânsito que possam vir a ocorrer e prejuízos em caso de acidentes, visto que a responsabilidade é da empresa contratada. Toda a manutenção de funcionários fica a cargo desta empresa, assim, se um motoboy não comparecer para a execução de seu trabalho, a empresa fica obrigada a enviar outro e se não fosse desta forma, a equipe iria ficar desfalcada, comprometendo o serviço de entrega. A preocupação com a habilitação em dia, com o treinamento, ainda mais depois das novas regras estabelecidas para a profissão, não fazem parte da rotina da BM Restaurantes e sim da empresa contratada.

Com tudo o que foi apresentado acima, pode-se perceber que a empresa ganhou em melhoria no sistema de gestão, uma vez que houve um estudo para o custeio da terceirização e ganhou em rentabilidade, já que todos os custos operacionais ficam a cargo da empresa contratada, assim ela pode investir na compra de alimentos, utensílios, bebidas, na capacitação de seus funcionários, tudo para atender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com