TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO

Seminário: ATIVIDADE DO AUTO-GOVERNO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTO ANDRÈ

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Nome: RA:

Professor Tutor: Aline Aparecida Akamine

Disciplina: Projeto Multidisciplinar I

Santo André

ABRIL/2013

Resposta do passo 2.

1: Existem três argumentos importantes e necessários à implantação de uma

proposta de ensino globalizadora na escola.

• Ordem sociológica: refere-se à capacidade da escola de adaptar-se a um grande número de informações a que estará submetida em um processo de globalização e, a partir desse ponto, saber filtrar entre esses conhecimentos aquilo que realmente interessa ao aluno.

• Ordem psicológica: busca conduzir o estudante a uma aprendizagem significativa e funcional onde o conteúdo ensinado possibilite ao estudante relacioná-lo com sua realidade.

• interdisciplinaridade e Transdisciplinar idade: na prática pedagógica e destaca a necessidade da escola realizar atividades que contemplem a organização da aprendizagem em torno de diversos temas.

2: O professo acaba abandonando a sua postura tradicional de mero transmissor de conteúdos e acaba assumindo com os seus alunos, o papel de pesquisador.

3: O desenvolvimento de um projeto de trabalho transdisciplinar pode seguir dois caminhos distintos, mais igualmente importantes, de acordo com o planejamento adotado. Pode-se planejar uma atividade por projetos a partir de uma única disciplina ou através de um projeto coletivo com o envolvimento de distintas disciplinas. No primeiro caso, o tema gerador tem seu raio de ação ampliado pela sua contextualização e globalização com outras áreas do saber. O segundo caminho pressupõe o envolvimento de equipes multiprofissionais em que professores de diversas disciplinas articulam seu trabalho em torno de um mesmo problema.

4: A idéia fundamental é levar o aluno a adquirir uma série de procedimentos que lhes permitam organizar melhor a informação e, com isso, descobrir as diversas relações que podem ser estabelecidas a partir de um tema ou problema pesquisado. Representam a concretização de uma proposta pedagógica que visa, essencialmente, articular e integrar as diversas disciplinas curriculares de um curso em torno de um tema ou questão de estudo a partir de uma abordagem transdisciplinar.

PASSO 3

• Depois de concluir a leitura, responda às questões a seguir:

A: Levando-se em conta as ideias de Everardo Luz (2009), como as vantagens da adoção de projetos de trabalho como norteadores do ensino-aprendizagem podem ser resumidas?

RES: Os projetos de trabalho são uma readaptação de uma proposta educacional, os projetos permite redefinir o saber escolar. Os projetos de trabalhos deve ser flexível, sendo sempre reavaliados para uma construção do conhecimento mais eficaz e sendo coletiva.

Projetos são técnicas tem uma sequência estável de passos, ou uma forma de construção do espaço escolar umas de suas característica é a atividade intencional, ou seja, envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com