TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ESTRUTURADA ESTATISTICA

Artigos Científicos: ATIVIDADE ESTRUTURADA ESTATISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES ESTRUTURADAS

NOME DA DISCIPLINA: Análise Estatística

CÓDIGO: GST0073

TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:

PESQUISA, ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE BANCO DE DADOS INFORMATIZADO EM PLANILHA ELETRÔNICA MICROSOFT EXCEL

OBJETIVO

• Iniciar o aluno na pesquisa acadêmica;

• Estimular o processo ensino aprendizagem através da pesquisa de campo;

• Capacitar os alunos na elaboração de banco de dados;

• Capacitar os alunos a efetuar cálculos estatísticos descritivos em banco de dados;

• Desenvolver o senso crítico para a análise de banco de dados.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: - Ajudar a Desenvolver as competências para o trabalho em equipe; - Incentivar uma atividade de pesquisa; - Desenvolver o senso crítico reflexivo sobre a teoria e prática nos conceitos referentes às áreas de atuação do administrador; - Desenvolver a habilidade da análise de variáveis de banco de dados com o emprego do Microsoft Excel.

DESENVOLVIMENTO: As atividades propostas visam à auto-aprendizagem e a aproximação do aluno com a realidade profissional da pesquisa e da análise de dados estatísticos necessários ao profissional da área de gestão e negócios, haja vista que o processo de tomada de decisão necessita do suporte de informações e conhecimentos adquiridos pela análise estatística de banco de dados. Desta forma, o acadêmico poderá vivenciar o processo de elaboração de um banco de dados informatizado, atualizando-o semanalmente e realizando análises estatísticas informatizadas. A atividade será desenvolvida em três etapas distintas:

Etapa 1 - Resolução de exercícios para fixação de conteúdo da disciplina.

Etapa 2 - Pesquisa de Campo, montagem do banco de dados e análise estatística.

Etapa 3 - Resumo analítico dos dados coletados na Pesquisa de Campo PRODUTO/RESULTADO:

ETAPA 1 Resolução de Exercícios para fixação do conteúdo da disciplina – 10 horas O aluno deverá resolver a lista de exercícios apresentada a seguir (contendo 26 questões) e entregar ao professor em data previamente definida pelo docente.

1. Defina o que é administração?

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.

Quando pensamos no conceito de administração, lembramos de atividades de planejamento, organização, direção e controle. As informações no âmbito organizacional são de extrema importância com vistas às diversidades de informações, é preciso estar atento para sua relevância.

A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.

2. Qual é a origem do termo estatística?

A palavra estatística, derivada do termo latino «status» (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII em Inglaterra a estatística era a «Aritmética do Estado» (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e mortes, originando mais tarde as primeiras tábuas de mortalidade. Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico.

3. Porque a estatística é importante?

O grau de importância atribuída a estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos. Em Portugal esse organismo é designado por Instituto Nacional de Estatistica (I.N.E.) e foi fundado em 1935. A estatística é responsável pelo desenvolvimento cientifico em geral. Para além da sua aplicabilidade nas ciências naturais, na medicina, na agronomia, e na economia, a história e a pedagogia têm beneficiado de consideráveis desenvolvimentos e de aumento de credibilidade pública com a sua utilização. De uma forma sintética, pode dizer-se que a estatística é um conjunto de técnicas apropriadas para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

4. Diferencie população e amostra?

População é a totalidade de entes, da qual se podem recolher dados. É um grupo de interesse que se deseja descrever ou acerca do qual se deseja tirar conclusões.

Amostra diz respeito a um subconjunto da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com