TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada De Probabilidade E Estatistica

Artigo: Atividade Estruturada De Probabilidade E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

Utilidade da Estatística dentro da área de atuação do curso e dados estatísticos

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. A Estatística consiste em planejar e coordenar o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ela montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Tipos de variáveis

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.

Variáveis podem ser classificadas da seguinte forma:

1- Variáveis Quantitativas

São as características que podem ser medidas em uma escala quantitativa, ou seja, apresentam valores numéricos que fazem sentido. Podem ser contínuas ou discretas

 Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente é o resultado de contagens. Exemplos: idade, número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.

EX: a seguinte amostra que resultou de observar a variável “Faixa etária” dos moradores de Campos dos Goytacazes.

Gráfico 2: Faixa etária – Município de Campos dos Goytacazes - 2010 - IBGE

Variáveis contínuas: características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial.

EX ; Amostra que resultou de observar a variável de renda familiar mensal dos moradores de Campos dos Goytacazes.

IPC TARGET 2011 – IBG

2- Variáveis Qualitativas

São as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser nominais ou ordinais.

 Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com