TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL 2º SEMESTRE - CONSUL SE REPOSICIONA E REJUVENESCE PARA FALAR TAMBÉM AOS JOVES

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

PRODUÇÃO TEXTUAL

ATIVIDADE INTEDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CONSUL SE REPOSICIONA E REJUVENESCE PARA FALAR TAMBÉM AOS JOVES”

2° semestre

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Logísticas e canais de distribuição, Formação e administração de preço, Marketing de Relacionamento, Metodologia cientifica e Seminário Interdisciplinar I

Professores:

Adriano Rosa Alves

Joenice Leandro Diniz

Fabio Rogério Regioli

Reinaldo Benedito Nishikawa

2014

Introdução

O trabalho foi realizado em torno de uma situação proposta como leitura onde aborda um estudo de caso onde tem como objeto de pesquisa a marca Consul, que ao longo de sua trajetória conseguiu estabelecer uma comunicação com seu publico alvo onde durante muito tempo e através de uma linguagem simples falou com veemência as donas de casas, e assim conseguiu a introdução dos seus produtos como parte da vida das pessoas.

Com às mudanças de forma geral envolvendo os consumidores que tornaram se mais exigentes e melhores informados e com maiores opções de escolhas de produtos do mesmo seguimento a empresa resolve fazer uma remodelagem em sua linha e buscar uma comunicação com os novos consumidores, objetivando novas conquistas de clientes sem perder os já existentes.

Muito se mudou nos hábitos e na cultura brasileira, dentro deste contexto as empresas e organizações que não estiverem atentas para tais mudanças com certeza certa não permaneceram no atual cenário de mercado que é extremamente competitivo. E é dentro disto que vamos avaliar e analisar as decisões e estratégias escolhidas ou ate mesmo sugeri-las para que a marca em questão continue forte em seu posicionamento de mercado sem perder competitividade, cliente e oportunidade.

Para tal elaboração faremos e concentraremos nossas pesquisas nas mais diversas obras literárias afim de conseguir o embasamento necessário com a finalidade de realmente atestar por todos os meios a real necessidade do aperfeiçoamento de que cada vez mais as organizações precisam de um bom setor de marketing onde possa por meio de suas ferramentas agir para que cada vez mais consigam atender e satisfazer as necessidades dos consumidores existentes e conquistar sempre as novas oportunidades que surgem com as constantes mudanças.

Desenvolvimento.

Empresa atuante no mercado brasileiro e atenta as mudanças, a Consul por meio de muito estudo e pesquisa percebe que sua comunicação e seu posicionamento já não produzem o mesmo resultado que antes, haja vista que nos dias atuais muito se mudou na cultura familiar e no hábito do consumidor.

Diante das circunstancias surge a necessidade de mudar a comunicação existente buscando alternativas que viesse a capturar as novas oportunidades sem perder os clientes existentes. Nestas ações Segundo McKenna (2005 p 45), marketing de relacionamento ou pós-marketing significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas. Vavra (1993) define o marketing de relacionamento como o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos. Segundo o livro Mercator XXI (11ª Edição), o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, nomeadamente: conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos propostos pelo marketing relacional, nomeadamente a criação de bases de dados, a criação de uma página na internet com um fórum, a realização de inquéritos para medir a satisfação do cliente e os seus gostos e sugestões, a existência de um sistema que premie a fidelidade dos clientes ou mesmo a realização de eventos centrados nos clientes. É de fácil percepção que a empresa objeto deste estudo tem em sua concepção a opinião definida quanto ao que se deve fazer, diante deste pressuposto devemos considerar alguns itens de vital importância na composição que envolve o processo.

Logística e canais de Distribuição. Segundo Kotler (1999, p. 271), numa visão de marketing, afirma que “os canais de distribuição, são complexos sistemas comportamentais nos quais pessoas e empresas interagem para atingirem objetivos individuais, empresariais e do próprio canal”.Já, para Magge (1977, p. 20), do ponto de vista da logística, a melhor definição de canal de distribuição é: “a estrutura das unidades de organização dentro da empresa e de representantes e revendedores, atacadistas e varejistas”. Uma das primeiras prioridades do marketing é definir o tamanho do mercado que a empresa pode atender, a partir da definição da segmentação de mercado. Após a definição da segmentação, a empresa deve decidir como chegar até ele. Segundo Bernardino (2004), “Os esforços comerciais devem ser avaliados levando-se em consideração a maior satisfação possível do mercado com a melhor lucratividade para a empresa.” A restrição financeira e da operação são considerados os limitadores para a atuação das vendas de uma empresa. As empresas devem ter certeza de que seus produtos e serviços vendidos estejam de acordo com as necessidades e desejos de seu público-alvo. A gestão de vendas, portanto, deve estar de acordo com o tipo de distribuição almejada pelos consumidores e de como a empresa chegará a eles. Esta decisão levará a empresa a optar entre um canal de distribuição curto e um canal de distribuição longo. Conforme Bernardino (2004), o canal de distribuição curto pressupõe a empresa atender diretamente o consumidor nos canais de venda em que atua. Já no canal de distribuição longo, a empresa conta com um ou mais intermediários para fazer chegar seu produto até o consumidor. No primeiro tipo, a empresa arca com todos os custos de estrutura de vendas, o que leva à necessidade de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com