TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - GRUPO GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Artigos Científicos: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - GRUPO GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 8

MOZART FERNADES TEIXEIRA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR- GRUPO

GESTÃO DE PROCESSOS, PESSOAS E COMPETITIVIDADE

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Atividade Interdisciplinar - Grupo (6º Semestre).

Orientadores: Professores: Elisete Zampronio, Gisleine Fregoneze, Henry Nonaka e Luiz Antônio Gabriel.

Brasília - DF

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. DESENVOLVIMENTO 02

3. CONCLUSÃO 08

REFERÊNCIAS 09

1. INTRODUÇÃO

A administração visa o bom gerenciamento de uma organização e para tanto é necessário ter pleno conhecimento do ambiente interno e externo da empresa. O alcance desse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento. Munidos do material disponibilizado iremos buscar neste trabalho, através da análise da empresa Dois Irmãos entender a função de algumas áreas estratégicas da administração, buscando seu inter-relacionamento, para isto focaremos na Estrutura Organizacional, na Gestão de Recursos Humanos, nas Estratégias de Marketing, na Administração da Produção e as Operações de Logística.

2. DESENVOLVIMENTO

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A concorrência nos dias atuais é extremamente forte e para uma empresa se manter e ter condições de participar do mercado precisa de uma atualização constante, sempre inovar, oferecer seus produtos e ou serviços com qualidade e uma política de pós-venda para manter o cliente satisfeito e fidelizado.

A oficina mecânica e autopeças “Dois Irmãos” foi inaugurada em 2009, na realização de um sonho de dois irmãos que estudaram no SENAI – DF e se formaram em mecânica e ao mesmo tempo cursaram faculdade de Administração. Embalados e animados colocaram em prática o que aprenderam em seus cursos. O ramo de operações é a venda de peças e manutenção de veículos automotor leve (carros de passeio). Sua estrutura é composta por 21 (dezenove colaboradores e dois proprietários) pessoas, distribuídas da seguinte maneira:

02 (dois) proprietários que atuam na administração geral;

01 (um) gerente administrativo;

01 (um) gerente financeiro;

04 (quatro) recepcionistas;

10 (dez) mecânicos / eletricistas / alinhadores

03 (três) serviços gerais

Adm. Geral

Ger. Adm. Ger. Fin.

Recepção

Colaboradores

RECURSOS HUMANOS

Gestão do Capital Humano

A gestão de recursos humanos visa promover a organização de uma equipe de alto desempenho, retendo talentos, preparando o capital humano para que tenham as competências necessárias. A maneira de recrutamento e seleção é através de recebimento de currículos deixados na oficina ou pela agência do trabalhador local que seleciona e encaminha candidatos para serem entrevistados pelo proprietário.

Higiene e Segurança no Trabalho

A higiene e segurança no trabalho têm por objetivo garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho garantindo a integridade física e mental dos colaboradores, na oficina Dois Irmãos, além de cursos periódicos ministrados pelo SENAI, existem medidas que visam a prevenção de acidentes, tais como o uso de Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Coletiva, proteção das manoplas, extintores de incêndio estrategicamente posicionados, sinalizações e ferramentas em bom estado de utilização (sendo trocadas sempre que estiverem fora do padrão). Algumas medidas para a promoção a saúde também são realizadas tais como: preparação e treinamento dos colaboradores, uso de cremes protetores, iluminação e ventilação adequada.

Treinamento e Desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento visam melhorar a formação, o nível de conhecimento, com a finalidade de desenvolver competências que contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais. A Dois Irmãos através de uma parceria com o SENAI, possui um programa de treinamento e desenvolvimento, onde os colaboradores (novos ou antigos) reciclam ou aprendem procedimentos e atividades adotados pelas fábricas quando ocorrer alguma mudança em algum dos diversos dos automóveis.

Avaliação de Desempenho

A cada reunião semestral faz-se uma mesa redonda onde os colaboradores e os proprietários sentam e debatem os assuntos relacionados ao desempenho geral da oficina, dando opiniões de melhorias. Nestas reuniões são verificadas as opiniões dos clientes que são depositadas em urnas próprias para aferição de satisfação, que serve como parâmetro para as análises.

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Para avaliarmos o composto mercadológico da Dois Irmãos iremos analisar a auto peças da empresa que possui uma série de itens necessários ao reparo dos automóveis, destes itens iremos analisar o produto escapamento que se trata de um item que tem auto poder de comercialização, pois devido a má qualidade dos combustíveis e do próprio asfalto ruim de nossa cidade torna-se necessário a substituição desta peça com maior frequência pelos clientes.

O público alvo são todos os proprietários de veículos de passeio e o produto é o escapamento que tem a função de conduzir os gases produzidos na queima de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com