TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos - Atividade Interdisciplinar - Grupo - 4º Semestre

Artigos Científicos: Recursos Humanos - Atividade Interdisciplinar - Grupo - 4º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 6

Buscar a segurança do grupo familiar e o seu bem-estar social, quando do cessar da capacidade produtiva do trabalhador. Este é o pressuposto básico de todo o Sistema de Previdência. No Brasil, pode-se dizer que a história da Previdência Social teve início em 1888, quando foi regulamentado o direito à aposentadoria dos empregados dos Correios. Nesta época também, criou-se a Caixa de Socorros em cada Estrada de Ferro do Império.

Demonstrando sua posição de vanguarda no cenário nacional, menos de três décadas depois, surgiu em Minas Gerais, a Caixa Beneficente dos Servidores Públicos do Estado, instituída pela Lei 588, de 06 de setembro de 1912. No início, a finalidade da Caixa Beneficente era amparar o funcionário público inválido e os dependentes do servidor falecido, mediante pagamento de um pecúlio. A inscrição era facultativa e cada sócio pagava uma contribuição mensal equivalente a um dia do seu vencimento, mediante desconto em folha de pagamento.

Dois anos após sua criação, a Lei 645, de 01 de outubro de 1914, transformou o pecúlio, que era pago de uma só vez em pensão mensal a ser paga à família do ex-funcionário público falecido, sócio da Caixa Beneficente. Outra alteração veio com a Lei nº 681, de 12 de setembro de 1916, que estabeleceu como condições para o funcionário ser sócio prova de boa saúde e idade inferior a 50 anos, além de instituir o auxílio-funeral. Em maio de 1924, através do Decreto 6.600, a Caixa Beneficente foi transformada em Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, passou a ter personalidade jurídica própria e ampliou o leque de benefícios para o segurado, instituindo a assistência financeira, médica ambulatorial e odontológica, além da criação de uma cooperativa (armazéns, alfaiataria e farmácia para o fornecimento de remédios). Naquela época, a Previdência contava com 2.243 sócios.

Ao final da Segunda Guerra Mundial a Previdência Social ganhou impulso no mundo inteiro e em Minas não foi diferente. O Decreto-Lei 1.416, de 24 de novembro de 1945, aprovou o novo regulamento da “Previdência” alterando sua denominação para Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais-Ipsemg, tornou obrigatória a inscrição de todos os servidores públicos civis do Estado, com menos de 50 anos de idade, como associados do Instituto, alterou o valor da contribuição para 4% e 5%, de acordo com o vencimento, instituiu a contribuição do Estado, enquanto empregador, de 50% do total da folha de pagamento, para a garantia do pagamento das pensões. O mesmo Decreto-lei instituiu a pensão à família do servidor falecido, aposentadoria por invalidez aos operários do Estado e dos municípios e ainda determinou a construção do Hospital de Base da Previdência, que veio a ser inaugurado em 1971, iniciando suas atividades em março de 1972.

Atualmente, o Ipsemg tem por finalidade prestar assistência previdenciária, através do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, assistência médica, hospitalar, farmacêutica, odontológica e complementar a seu beneficiário. Ou seja: aos servidores públicos estaduais civis dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, órgãos autônomos e autarquias e seus dependentes legais. Além de ser responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores efetivos, que ingressaram no Estado a partir de janeiro de 2002, através do FUNPEMG – Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais, de acordo com a Lei Complementar 64/02 e modificações posteriores.

Missão

"Assegurar e prestar serviços integrados de atenção à saúde e de concessão e manutenção dos benefícios previdenciários de forma regionalizada, com qualidade e sustentabilidade."

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) apresenta o Planejamento Estratégico elaborado pela equipe gerencial formada por diretores, assessores chefes, gerentes, chefes de departamentos e técnicos, incluindo a presidente e o vice-presidente, o que permitiu definir objetivos prioritários para alinhar e direcionar esforços na conquista de uma Gestão Sustentável.

________________________________________

Resultados das Respostas (Atitude de gestão sustentável):

zulma teodoro da costa souza centro regional de sete lagoas. IPSEMG Humanismo Uma atitude ou perspectiva sobre a vida e a pessoa, trabalhar com eficiência, responsabilidade, conhecimento e prazer, ajudar e sensibilizar com o problema do outro, uma palavra amiga, conforta e faz que a pessoa se sinta de alguma maneira importante. O ser humano se faz presente em todos os lugares e ele muitas vezes em situações difíceis no trabalho ou no dia a dia deve aplicar não só o conhecimento, mas experiências positivas que já viveu, para amenizar ou resolver problemas. ZTC

Maria do Rosário Monteiro Decof Profissionalismo Aprimorar,interagir c. CRCMG(Conselhor Regional Contabilidade), liberando todos servidor ativo para participar de palestras, tanto na Capital como no Interior Mineiro, criando convênios com Delegacias Regionais c. intuito de orientação e pesquisa para q. o processo finalistico chegar c.100% acertos.

Denise Jubert - MASP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com