TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Argumentação Dos Conhecimentos Específicos Relacionados à Contabilidade De Custos, Atividade De Custeio, Análise Das Demonstrações Contábeis E Ferramentas Matemática Financeiras E Comercial No Processo Decis

Artigo: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Argumentação Dos Conhecimentos Específicos Relacionados à Contabilidade De Custos, Atividade De Custeio, Análise Das Demonstrações Contábeis E Ferramentas Matemática Financeiras E Comercial No Processo Decis. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  1.259 Visualizações

Página 1 de 12

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Argumentação dos conhecimentos específicos relacionados à Contabilidade de Custos, Atividade de Custeio, Análise das Demonstrações Contábeis e Ferramentas Matemática Financeiras e Comercial no processo decisório empresarial.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS NA GESTÃO EMPRESARIAL 4

3 PESQUISA SOBRE (GECON, ABC E RKW). 6

4 ANÁLISE DE CUSTO E COMPETITIVIDADE NO MERCADO ATUAL. 9

5 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O PROCESSO DE DECISÃO ORGANIZACIONAL. 10

6 OS OBJETIVOS DA MATEMÁTICA FINACEIRA E COMERCIAL PARA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO. 11

7 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar os conhecimentos dos custos, sua importância no processo de gestão, com o intuito de analisar o grande foco a ser discutida a tomada de decisão das organizações mediante as atividades de custeio a ser desenvolvida, enfatizando a análise das demonstrações contábeis e destacando inúmeras ferramentas que a Matemática Financeira e comercial oferece para a administração de uma entidade.

Após essas breves noções preliminares destaca-se os aspectos metodológicos para a fomentação de atividade, caracterizando como pesquisa bibliográfica, quanto aos procedimentos de coletas de dados, como descritiva e explicativa quanto os seu objetivo e a abordagem do problema principal.

É importante elencar a fundamental ação dos conhecimentos de custos, através de seus objetivos, servindo como base para estruturação do sistema orçamentário, avaliação dos resultados principalmente na tomada de decisão.

Ressaltando as abrangências e aplicações voltadas para o controle do sistema de custeio, como instrumento de controle e suas dimensões, enfatizando as atividades de custeios. Por sua vez destacando uma relação dos aspectos competitivos versus custos, como influência significativa nos custos do mercado que uma empresa possa atuar.

Neste sentido de tomada de decisão empresarial apresenta a importância da contabilidade para o processo de determinação das ações organizacionais, contemplando os aspectos da geração de informação sobre o patrimônio das entidades como suas demonstrações contábeis.

Em última análise aborda a questão da matemática, relacionadas a números, utilizado como ferramentas do Administrador/Contador para compreensão dos cálculos financeiros, as funções das situações propostas e a solução diversa dos problemas.

2 A IMPORTÂNCIA DOS CUSTOS NA GESTÃO EMPRESARIAL

A abrangência do cálculo de custos é muito ampla nos dias atuais. Uma simples averiguação de caráter pessoal permite constatar que nossas decisões diárias envolvem em maior ou menor escala a variável “custo”. Na vida das organizações não é diferente, também grande parte das decisões diárias envolve de alguma forma o custo, definido como o valor de mercado de alguma coisa, calculado monetariamente, a partir do capital e do tempo gastos na sua produção e margem de lucro de seu produto, preço a quantia, a importância com que se adquire algum bem ou serviço.

Neste momento vale lembrar-se da evolução histórica da contabilidade de custo, historicamente surgindo no século XVII a Revolução Industrial e com ela as indústrias e suas produções mecanizadas, que trouxeram consigo um desafio à contabilidade: definir quanto custou o produto produzido.

Por tais razões decorrentes da evolução da contabilidade de custos, diferentemente da atividade comercial, o custo do produto não estava restrito apenas aos gastos com a matéria-prima, mas se refere também a outros custos que foram necessários para elaboração do produto, como a mão de obra, energia elétrica, embalagem etc.

Em virtude dessas oportunidades surge então como forma de solução do problema de determinação do custo dos produtos produzidos a contabilidade de custo.

Nesse sentido vale lembrar a finalidade da Contabilidade de Custo, de acordo com Nogueira (2009, p. 3):

A contabilidade de custos em seu segmento tinha como finalidade a mensuração dos estoques e do resultado na atividade industrial, todavia, com o passar do tempo os gestores começaram a notar que ela gerava informações importantes para a tomada de decisão, e então passaram a utilizá-la, não apenas usufruindo de sua capacidade de determinar o custo do produto, mas de todas as informações de custos que esta produzia.

De acordo com a finalidade da contabilidade de custos apresentada, resumido na determinação dos custos dos produtos produzidos nas fábricas, assim o conhecimento dos custos pode contribuir para a eficiência, eficácia e efetividade de uma organização principalmente na tomada de decisão, ressaltando suas abrangências e aplicações vinculadas ao planejamento organizacional.

Entre essas aplicações, destacam-se:

• Aplicações relacionadas ao orçamento;

• Projeto de planos de vendas e produção;

• Estudos de viabilidade;

• Análise de investimentos.

As aplicações com relação ao orçamento apresentam uma avaliação do período de instabilidade monetária, analisando as previsões de planos de médio e longo prazo. Em termos estruturais, o orçamento compõe-se, na realidade, de diversas peças, uma delas é o orçamento operacional, cujo objetivo é estabelecer as metas: receitas, custos e resultados do período.

Por sua vez o projeto de planos de vendas e produção é um instrumento muito eficaz para a projeção de planos e programas de vendas e produção no curto prazo, e para adequar-se ao cenário atual a projeção de alternativas de negócios com diferentes composições de quantitativos e qualitativos em termos de produtos, mercados e conjuntura.

Em prática dos conhecimentos de custos, também segue os estudos de viabilidade, surge em muitas ocasiões na vida empresarial, uma delas relativamente frequente, é o dilema entre a realização própria de determinadas atividades e a sua terceirização. O sistema de custeio constitui-se, também nesse caso, num poderoso instrumento para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com