TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: LEI DA OFERTA E DEMANDA EQULIBRIO DE MERCADO, COMUNICAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, ANÁLISE PROBABILISTICA E NÃO PROBABILÍSTICA.

Pesquisas Acadêmicas: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: LEI DA OFERTA E DEMANDA EQULIBRIO DE MERCADO, COMUNICAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, ANÁLISE PROBABILISTICA E NÃO PROBABILÍSTICA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  4.396 Palavras (18 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Muito se tem discutido quanto a lei da oferta e demanda suas características e fatores de aquecimento e congelamento, sendo assim estaremos discutindo neste trabalho suas definições.

Abordaremos os fatores que tornam o mercado equilibrado, discutiremos os conceitos de comunicação suas características, e como a falha neste processo tão importante podem gerar danos a entidade ou individuo influenciado por ela.

Como a análise probabilística auxilia positivamente as entidades, quando disponibiliza dados que permitem uma visualização geral das características de consumidor, suas preferência e necessidades.

DESENVOLVIMENTO

1.Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da oferta e da demanda.

Em um sentido amplo, oferta é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente da sua natureza, sendo utilizada para substituir a expressão "produto" ou "serviço" e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.

Em economia, demanda, procura, ou "demandada" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.

Em economia, a Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento preponderante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

2.Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda.

1. O negócio em geral e as condições econômicas (internas e externas)

2. Clientes atuais e novos clientes

3. Fatores competitivos

4. Fatores políticos

5. Fatores sociais

6. Tendência de mercado (como alteração da demanda)

7. Equipe de vendas “empurra” produtos

8. Influência dos fornecedores (preços, concorrência, cartel)

9. Comportamento dos clientes

10. Envios para filiais

11. Planos da empresa (propaganda, promoção, determinação de preços, mudanças dos produtos)

12. Estratégia de crescimento da empresa

13. Ciclo de vida dos produtos

3. Faça uma pesquisa sobre quais são os principais itens que influenciam a oferta.

1. O preço do bem variando as quantidades oferecidas com a variação do preço;

2. O preço dos outros bens que lhe são substituíveis se o preço de um bem baixou, baixará não só a quantidade oferecida desse bem, mas também dos bens que lhe são substituíveis;

3. A variação dos custos dos fatores produtivos, pois diante um aumento do preço de produção o produtor tenderá a diminuir a quantidade oferecida;

4. A introdução de inovações tecnológicas ao fazer diminuir os custos da produção propenderá fazer aumentar as quantidades oferecidas; e

5. A dimensão do mercado influência a oferta, pois se torna compensatório produzir pequenas quantidades para um mercado de dimensões reduzidas assim acontece o inverso para mercados de grande dimensão.

4. Comente sobre o “Equilíbrio de mercado”.

O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio.

O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes.

5. Procure informações sobre o Tema “Gestão do Conhecimento” dos autores Nonaka & Takeuchi. Quais as principais características da “Gestão do Conhecimento”?

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo.

O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas.Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa.

É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com