TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Projeto de pesquisa: ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.724 Palavras (23 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 23

ETAPA 1

Após o nosso grupo de futuros empreendedores estudar os tipos de investimentos existentes e fazer uma análise de mercado rigorosa visualizamos como uma oportunidade no ambiente externo em abrir negócio no ramo alimentício.

Enquadrar-se-á no formato sociedade empresária e fará uso de subsídios provenientes de investimentos dos sócios (poupança) para seu processo de abertura e se necessário manutenção das despesas, até conseguir-se equilibrar o ponto de equilíbrio físico com os gastos/recursos utilizados.

Em meio a um ambiente competitivo onde se percebe uma alta valorização na prestação de serviços especializados e corrida tecnológica acirrada, esta escolha se deve ao grau de maturidade empresarial dos sócios que possuem perfil empreendedor, elevado interesse em ter seu próprio negócio e colocar em prática suas habilidades e técnicas de liderança a fim de concretizar seu sonho para este momento.

Este ramo é bastante interessante, pois o mercado alimentício está sempre em rotatividade, sendo menos afetado que outros em questão de crises econômicas no país e outros agentes externos. Não tem uma cadeia de suprimentos complexa e permite um crescimento coerente com as diretrizes da empresa desde que se desenvolva com atenção e controle.

A fabricação de bolos será a razão de existir da organização.

Tem definido em sua relação de itens de venda, os sabores mais desejados e que agradem à maior parte da população (de todas as faixas etárias).

Feitos com ingredientes selecionados, mas mantendo um preço bastante acessível já que a estratégia do negócio é o ganho em escala.

Consequentemente se obterá margem de lucro individual baixa, mas o número de vendas alto resultará no lucro desejado pela organização.

Para tanto foi definido um Plano de negócio com as definições necessárias para se atingir os ideais organizacionais e também um modelo de negócio que tem como base a estratégia determinada pelo grupo para o alcance dos resultados almejados.

O mapa de negócios, que é parte do Plano de negócio é um mapa que servirá como um resumo dos pontos que a empresa deve trabalhar, sendo este, menos formal e tendo sua utilização na rotina diária.

É sabido que mesmo com o planejamento de todo investimento e do escopo do negócio fazendo-se uso do Plano, existirão possivelmente momentos de tensão e dificuldades, situações de risco a serem analisadas para uma tomada de decisão assertiva. Qualquer empreendimento está suscetível ao sucesso e fracasso o que culmina em alguma dessas situações são as direções tomadas.

Nosso tipo de negócio apresenta custo de investimento inicial relativamente baixo devido a não se tratar de serviços de ponta ou mesmo confecção de produtos com alto valor agregado. A ausência de caráter inovador é outra característica de nosso produto. Pois em uma era onde a inovação é fator obrigatório e essencial para a longevidade da vida da empresa, nosso conceito se detém em ganhar os clientes pelo paladar, o gosto de quero mais, o lembrar da infância e as coisas boas que a simplicidade pode proporcionar (antagônico as correntes complexidades que o mundo de hoje sofre).

Segundo especialistas que preveem o horizonte dos distintos ramos, calcula-se o retorno do investimento entre 12 e 36 meses para esse modelo de negócio e todo dinheiro que entra deve ser reaplicado para garantir o capital de giro para a empresa não sofrer rupturas em seu sistema.

O número de empresas com este perfil vêm aumentando o que demonstra que existe demanda para o produto. A qualidade e padronização são cruciais para a empresa se manter no segmento. Em um horizonte mais distante, a estabilização do negócio pode dar abertura à criação de franquias e expansão via redes web.

A logística do negócio propriamente dita se dará pela distribuição em pontos comerciais (lanchonetes, mercados, mini-mercados, padarias, entre outros tipos de comércio que se encaixem no perfil comprador).

Conforme já apontado anteriormente, essa posição do plano de negócios organizacional já nos aponta um lucro menor tendo em vista que o preço repassado ao comprador não é o mesmo será pago pelo consumidor final (tendo a fabricante ter um lucro não tão expressivo por unidade), mas em compensação o alcance e conhecimento da marca serão muito maiores aos quais seriam à abertura de uma loja ao público (ponto físico).

A intenção organizacional no que tange ao valor emocional do produto perante seus clientes e sequentemente ao consumidor final é comercializar bolos que remetam seus clientes ao prazer de saborear um bolo com gostinho de feito em casa e com preço acessível para o consumo em todas as classes sociais.

Sabores do produto:

• Milho

• Coco

• Nozes

• Cenoura

• Chocolate

• Goiabinha

• Iogurte

• Banana

• Laranja

• Limão

• Prestígio

• Mesclado

• Mandioca

• Formigueiro

• Fubá Cremoso

• Maçã com Canela

Coberturas disponíveis:

• Chocolate

• Doce de leite

Importante salientar que após montada toda a estrutura da fábrica o trabalho de conquista de clientes pode ser um pouco demorado e exigir certo investimento. Para tanto, é necessário à existência de um plano de contingência traçado em caso das previsões seguirem um percurso mais distorcido.

ETAPA 2

2 Elaborar os cálculos e estimativas a seguir.

a) Estimar o preço unitário de venda e a quantidade mensal a ser comercializada.

Preço unitário de venda:

R$ 15,00independente se o cliente quiser com cobertura ou não.

(para a empresa fabricante os gastos abaixo calculados são em um bolo com cobertura, porém caso o cliente não desejar a mesma, é entregue o bolo sem).

Custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com