TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Análise De Investimento

Monografias: ATPS Análise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.562 Palavras (15 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1

Passo 1

TIPOS DE INVESTIMENTOS

No ramo da economia investimento significa aplicação de recursos financeiros em seu tempo presente visando viabilizar mais recursos financeiros no futuro. Podemos definir que os investimentos se tornam produtivos quando os lucros são maiores ou igual ao capital investido.

O investimento é muito importante para as empresas, pois sua função é levar a empresa lucrar e se manter bem financeiramente em seu ramo de atividade como também gerar a região novos empregos que fazem com que o mercado se aqueça, pois a medida que são gerados novos empregos as pessoas tem maior poder de compra aumentado a demanda de bens e serviços.

Segundo Lobrigatti (2008) “Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas e pós-vendas, inovações tecnológicas de produtos ou serviços, guerra de preços etc.”.

No atual momento econômico mundial que atravessamos no qual as empresas estão em constante luta pela sobrevivência e perpetuação no mercado, quando falamos em necessidade de investimento das empresas pode parecer contraditório mais porém, se de fato não houver a preocupação de crescer quando do direcionamento de ações operacionais e estratégicas em qualquer tipo de negócio podemos sacramentar que a organização não terá condição de continuar competindo e existindo no mercado.

Uma vez que este investimento não é feito baseado em estudos e análises detalhadas podem ocasionar as empresas prejuízos que muitas vezes iram proporcionar demissões que por sinal pode afetar toda a região.

É fundamental que os administradores tenham conhecimento do tipo de investimento que estão fazendo bem como a análise financeira dos investimentos, pois uma decisão precipitada pode levar o comprometimento da saúde financeira da Organização.

No plano financeiro existem vários tipos de investimentos financeiros, porém iremos citar as três grandes categorias definidos em relação a sua origem.

• Investimentos Públicos: quando falamos em investimentos públicos referimos ao capital aplicado pelo Estado com a finalidade de melhoria da qualidade de vida das pessoas e que não têm com objetivo apenas os lucros financeiros. Podemos citar como exemplo os investimentos em infraestrutura como estradas, pontes, hospitais, portos, saneamento básico e escolas que são essenciais para a economia e o crescimento do país que dependem quase exclusivamente de investimento público. Outros destinos dos investimentos públicos incluem investimentos como na área social, urbanas e transportes. A função deste investimento além de melhorar as condições de um setor ou região é também estimular também os investimentos privado através da oferta de um novo produto ou serviço aquecendo o mercado e gerando possíveis novos empregos a região levando o desenvolvimento local.

• Investimentos Privados: os investimentos privados são recursos disponibilizados por pessoa física ou jurídica de direito privado com a finalidade do retorno monetário aos investidores. Por outro lado, o investimento privado é o maior gerador de emprego e tributos em um país. Podemos citar como investimentos privados o investimento com a finalidade de aumentar ou ampliar a capacidade produtiva de uma empresa como a compra de novas máquinas, investimento para produção de novos produtos ou serviços e a aquisição de novas plantas.

• Investimentos Mistos: são aqueles mantidos tanto pelo governo ou entidades públicas e outra parte por pessoa física ou jurídica seu principal objetivo é gerar o bem estar à população e por outro lado retorno monetário aos investidores envolvidos neste processo e estrutura-se na forma de capital misto. Podemos citar como investimentos mistos a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Petrobrás.

Passo 2

IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE NEGÓCIO

A escolha do grupo é trabalhar no setor de vestuário e calçados femininos pelo fato do grupo ser formado totalmente por mulheres e também pelo motivo que deste setor estar em expansão.

Segundo o Estudo de Canais de Varejo, elaborado pela IEMI Inteligência de Mercado em parceria com a Associação Brasileira de Varejo Têxtil (ABVTEX), entre 2007 e 2011 o consumo de artigos e vestuário brasileiro cresceu 24,2 % em peças, a maioria desse total 90,7% são de origem nacional, este crescimento do setor de vestuário, assim como ocorre em outros setores da economia esta relacionado ao crescimento da renda do brasileiro que passou a ter maior poder de compra.

Neste tipo de negócio é preciso estar atendo sempre a novas tendências e modas para oferecer sempre novos produtos ao cliente de acordo com a estação e a novas tendências e necessário ter instalações que possam atender bem ao consumidor deste tipo de produto e também ser situação em uma região de fácil acesso e de muito movimento.

Passo 3

Definição do produto

A empresa irá comercializar artigos de vestuários e calçados femininos.

ETAPA 2

Passo 1

Fluxos de Caixa Relevantes

Os fluxos de caixa relevantes são aqueles projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de a principio, poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acaba por apresentar, em geral, um formato padrão, composto basicamente por três partes:

1) Investimento Inicial ou nos períodos iniciais: esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixa e, portanto, devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

2)Retornos de caixa do investimento: normalmente, após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor.

3) Valores residuais: esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributaria adquirida. Podem, eventualmente, ser negativos, como a obrigação de reflorestar determinada área após retirada toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com