TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Monografias: ATPS CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A demonstração do resultado do exercício é um relatório contábil que evidencia a situação econômica da entidade através dessa demonstração, pode-se verificar o resultado que a entidade obteve lucro ou prejuízo no desenvolvimento de suas atividades, durante um determinado período, geralmente igual a um ano.

Conceitos:

Receita Bruta

A receita bruta das vendas e serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria o preço dos serviços prestados e o resultado diferido nas operações de conta alheia.

Na receita bruta não se incluem os impostos não-cumulativos cobrados, destacadamente, do comprador ou contratante.

Nas vendas a prazo, o custo do financiamento, contido no valor dos bens ou serviços ou destacado na nota fiscal integra a receita bruta para efeito de tributação.

Receita Líquida

A receita líquida de vendas e serviços será a receita bruta diminuídas das vendas canceladas, dos descontos concedidos e dos impostos incidentes sobre as vendas.

O IPI não integra o valor da receita bruta porque representa um imposto calculado por fora do preço de venda e cobrado separadamente deste valor, já o ICMS integra o preço de venda porque é calculado por dentro, motivo pelo qual deve ser considerado como despesa para fins de apuração do resultado do exercício.

Lucro Bruto

Corresponde à diferença entre a venda, de mercadorias, produtos ou serviços, e o custo da mercadoria, produto ou serviço vendido, sem considerar respectivas despesas.

O lucro bruto, depois de cobrir o custo de fabricação da mercadoria ou do produto ou do serviço, terá uma parcela destinada para a renumeração das despesas de vendas, administrativas e financeiras, outra parcela do lucro bruto será destinada para o recolhimento do imposto de renda e a outra parcela terá destino aos proprietários das companhias.

Deste modo, a destinação do lucro bruto é diretamente proporcional ao seu todo, ou seja, quanto maior for o lucro bruto, maiores serão as parcelas destinadas ao governo, aos acionistas, aos diretores, entre outros.

Lucro Operacional

A apuração e divulgação do lucro aos sócios e acionistas constitui um dos objetivos da contabilidade. Dessa forma, as informações geradas pela contabilidade com relação ao lucro contribuindo as decisões dos gestores, entre outros aspectos, quanto ao destino dos recursos gerados pela entidade.

O conceito de lucro, amplamente estudado e discutido na contabilidade financeira, tem como foco central as formas de reportar os lucros das despesas, principalmente quando a empresa tem uma ligação com o mercado de capacitação e a necessidade de tomada de decisões de investidores frente aos mesmos.

A demonstração de resultado do exercício apresenta o lucro operacional, que é parte integrante do lucro líquido. Portanto, o lucro operacional mostra quão foi a empresa e qual será a agregação de valor para os sócios.

Lucro Líquido

È o lucro contábil ajustado pelas adições e subtrações de receitas e despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com