TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO

Casos: ATPS CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

Custos são gastos relativos a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. A Contabilidade de Custos é um instrumento essencial para avaliar os resultados da Empresa, ela nasceu da Contabilidade Financeira na era do mercantilismo pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias. Porém vieram duas recentes e mais importantes tarefas: Controle e Decisão, a qual só a contabilidade de custos não consegue atender.

É importante que profissionais e usuários saibam que possui três facetas distintas que precisam ser trabalhadas diferentemente, apesar de não serem incompatíveis entre si, são elas: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial.

Neste trabalho iremos abordar essas três faces da Contabilidade e demonstrar como calcular os Custos de produção. Iremos fazer o cálculo dos custos de produção, desde as matérias-primas até os custos indiretos na fabricação, bem como o gerenciamento de margens de lucro, quantidades de venda para equilíbrio financeiro e calcular o preço certo de venda do produto, mediante índice dos custos de venda.

2. TIPOS DE CONTABILIDADE

Contabilidade Financeira – Chamada de contabilidade geral foi desenvolvida na era mercantilista e dava suporte para empresas comerciais. Para apuração do resultado de cada período, bem como para o levantamento do balanço em seu final,bastava o levantamento dos estoques em termo físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples: O valor das mercadorias era estabelecido após a verificação do montante pago, fazendo o cálculo por diferença, da seguinte forma:

Estoques Iniciais

(+) Compras

(-) Estoques Finais

(=) Custo das mercadorias vendidas

Confrontando esse montante com as receitas líquidas obtidas nas vendas desses bens, chagava-se ao lucro bruto, do qual deduzia as despesas necessárias à manutenção da entidade durante o período, à venda dos bens e ao financiamento de suas atividades. Deu-se aí o aparecimento da demonstração de resultados da empresa comercial.

Até a Revolução Industrial (século XVIII), as empresas vivam basicamente do comércio e não da fabricação, o que facilitava o conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes, bastando à simples consulta aos documentos de sua aquisição.

Com o crescimento das indústrias o trabalho do contador se tornou mais complexo pois as “compras” na empresa comercial foi substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados, surgindo a Contabilidade de Custos.

Contabilidade de Custos - Ela possui um perfil investigativo, onde a preocupação constante é com estoques, lucros, receitas e resultados. A indústria depende dos fatores de produção e a composição de custos é feita através da avaliação dos fatores de produção. Esta forma de avaliação tem sido seguida ao longo dos anos por duas razões:

• Com o desenvolvimento do Mercado de Capitais nos EUA e em países europeus, milhares de pessoas se tornaram acionistas de grandes empresas e interessadas na análise de seus balanços e resultados, surgiu a figura da auditoria independente. E esta, no desempenho de seu papel, acabou por firmar e ás vezes criar princípios básicos da Contabilidade de modo que pudesse ter critérios relativamente homogêneos para comparar as demonstrações contábeis de empresas diferentes e em datas diferentes para a mesma empresa. Essa consagração por parte dos Auditores externos foi a responsável, então, pela manutenção dos princípios básicos da Contabilidade de Custos até hoje, no que diz respeito a sua finalidade de avaliação de estoques.

• Com o advento do Imposto de Renda, provavelmente em função da influência dos princípios da Contabilidade já então disseminados, houve a adoção do mesmo critério fundamental para medida do lucro tributável; no cálculo do resultado de cada período, os estoques industrializados deviam ser avaliados sob aquelas regras. Apesar de algumas pequenas alterações e opções, na grande maioria dos países o Fisco tem adotado essa tradicional forma de mensuração. A contabilidade de Custos deixou de ter uma evolução mais acentuada devido aos Contadores, Auditores e Fiscais terem feito dela uma forma de resolver os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado e não um instrumento administrativo, surgindo a Contabilidade Gerencial.

Contabilidade Gerencial – Esse tipo de Contabilidade surgiu devido ao conseqüente aumento da distância entre o administrador e ativos e pessoas administradas, devido ao crescimento das empresas, ou seja, pela necessidade de melhoria da gestão.

Nesse novo campo a Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle a ajuda às tomadas de decisões. No que diz respeito ao Controle, sua missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio seguinte, acompanha o efetivamente acontecido para comparação com os valores anteriormente definidos.

E no que diz respeito à Decisão, seu papel é de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção etc.

O conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável; ou, se não rentável, se é possível reduzir os Custos.

3. DEFINIÇÃO DE CUSTOS

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos.

A empresa procura calcular o custo dos produtos fabricados bem como o custo dos produtos vendidos à saída do armazém, o que lhe permite apurar resultados por produtos. Com o segundo objectivo, a Contabilidade de custos procura identificar todos os sectores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com