TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Ensaios: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Curso de Administração

Contabilidade

Brígida Alves Santos R.A: 370233

Carla Danielle Santos Morais R.A: 354290

Ihamilê de Araújo Tavares R.A: 370271

Rama de Rosa Sant`Ana R.A 370327

Gerson Andreo de Lima R.A: 185716

ATPS – Atividade Pratica Supervisionada

Contabilidade

Professora Mª. Juliana Leite Kirchner

Araçoiaba da Serra - SP/Novembro de 2012

Sumário

INTRODUÇÃO 3

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE 4

O objetivo da contabilidade 6

Principais usuários e suas necessidades 6

Relatório da diretoria: 7

Notas explicativas 7

Parecer dos auditores 7

Valor adicionado: 7

OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 8

Quadro Comparativo 9

Conceito de Ativo 10

Critérios de Avaliação do Ativo 10

Ativo Intangível 11

PASSIVO 11

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 12

CONTAS DE RESERVA 12

RECEITAS 12

DESPESAS 13

PERDAS E GANHOS 13

Boletim Contábil - Conclusão Final 14

BIBLIOGRAFIA 15

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade.

Possui três requisitos para ser considerada Ciência: o campo de atuação que são as entidades; o objeto que é o patrimônio; e o método das partidas dobradas.

Com o mundo da globalização, das importações, exportações, do comercio internacional, distribuição em larga escala, produção diversas e conhecimentos acirrados, a contabilidade tornou-se uma ferramenta e competição e sobrevivência de mercados inteiros e de empresas inovadoras.

No que se refere à importância da Contabilidade para o profissional de Administração é notório que é essencial, porém, vale lembrar que não se trata de uma atividade menosprezada, pelo contrário, trata-se de uma profissão com todos os méritos e créditos para o desenvolvimento da Administração e de empresas em todo o mundo.

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE

Qual a origem da Contabilidade?

Alguns historiadores dizem que a contabilidade existe pelo menos, desde 4.000 anos A.C., outros falam em 6.000 anos A.C., o que originou desde os primórdios, sem que houvesse números, escrita e moeda, más já acompanhavam a evolução, ou regressão dos seus bens, apesar de ser com métodos bem rudimentares, como por exemplo, usavam pedras para contar o rebanho.

Quais os primeiros sinais de que existia Contabilidade na Antiguidade?

No segundo milênio antes de Cristo, na civilização da suméria e da babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China. Mas é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto. O homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

Na invenção da escrita, a representação de quantidades normalmente tem sido importante. E a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.

Resumo da Evolução da Contabilidade, desde os primeiros registros até as partidas dobradas.

A contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, que conta. A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento. Alguns historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência de contas aproximadamente 2.000 anos A.C. Antes disto, o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. Talvez na época de Jó, do Livro da Bíblia, já se introduzisse um período Mnemônico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatório. A preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante no homem da antiguidade (e até hoje), e ele teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades foram-se desenvolvendo em dimensão e em complexidade. Ainda que a contabilidade exista desde o princípio da civilização, nota-se um desenvolvimento muito lento ao longo dos séculos. Somente em torno do sec. XV (com presença relevante no século XIII), é que a contabilidade atinge um nível de desenvolvimento notório, sendo chamada de fase pré-científica da Contabilidade.

Na Idade Moderna, em torno dos séculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações proporcionaram um impulso espetacular das Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. O principal marco deste período foi a primeira obra contábil relevante, feita por Frei Luca Pacioli, em 1494, com a publicação em Veneza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com