TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Ensaios: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade surgiu rusticamente e como o homem foi evoluindo, ela surgiu da necessidade de se calcular a riqueza, os bens de uma determinada pessoa.

Antes de maneira rudimentar, a contabilidade era praticada sem muita consciência de sua importância, anos mais tarde passou-se a conhecer as necessidades de utilizá-la para os benefícios e progressos no mundo comercial.

No entanto, ela passou por fases e cada uma com seu marco, cada uma com uma etapa, um acontecimento. Com a extinção da caça, o homem passou a viver da agricultura e do pastoreio, devido a essas práticas novas de vida, teve a necessidade de ter um auxílio para contabilizar o que ganhava e o que perdia, passou a usar para isso práticas contábeis, na época muito rudimentares ainda. O homem sem muito conhecimento, mais um ser dotado de inteligência, começou a fazer seus registros contábeis através de desenhos, gravuras para mostrar a riqueza que possuía.

Analisando a historia da contabilidade podemos resumir sua evolução da seguinte maneira: contabilidade no mundo antigo, contabilidade no mundo medieval, contabilidade no mundo moderno e contabilidade no mundo científico. CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o LiberAbaci , da autoria de Leonardo Pisano.CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de ComputisetScripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La ContabilitàApplicattaalleAmministrazioni Private e Pubbliche" , da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

A contabilidade no mundo antigo era praticada de maneira empírica e rudimentar, mas já objetivava o patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens no aspecto quantitativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com