TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Contabilidade

Trabalho Universitário: ATPS - Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  5.721 Palavras (23 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 23

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONTABILIDADE 4

2.1 – LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E PLANO DE CONTAS 4

2.1 ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO 4

2.2 RECEITAS E DESPESAS 5

3.1 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 7

3.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 9

4. REGIME DE CAIXA E REGIME DE COMPETÊNCIA 10

4.1 AMORTIZAÇÃO, DEPRECIAÇÃO E EXAUSTÃO 11

5. PROVISÃO PARA CRÉDITO DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA 14

6. FOLHA DE PAGAMENTO 16

6.1 PROVENTOS OU VERBAS 16

6.1.1 Insalubridade 16

6.1.2 Periculosidade 16

6.1.3 Horas extras 17

6.1.4 Adicional Noturno 18

6.2 DESCONTOS 18

6.2.1 Vale-Transporte 18

6.2.2 Salário-Família 19

6.2.3 Previdência Social 20

6.2.4 Imposto de Renda 20

6.2.5 FGTS 20

6.2.6 Contribuição Confederativa 21

6.2.7 Contribuição Sindical 21

6.2.8 Faltas 21

6.2.9 Pensão Alimentícia 22

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25

1. INTRODUÇÃO

O gerenciamento de uma empresa está diretamente ligado à clareza das informações de que o gestor dispõe.

Todas as empresas, mesmo sem fim lucrativo, precisam efetuar o registro de todas as operações realizadas, de todos os fatos ocorridos, possibilitando um estudo sobre essas atividades. Isso é a contabilidade.

Através do registro das atividades, é possível elaborar vários relatórios que demonstram a situação da empresa e que atenderão a vários usuários, sejam administradores, acionistas, investidores, etc, servindo sempre de parâmetro na tomada de decisões.

Essas informações mostram aspectos quantitativos e qualitativos que interferem no patrimônio das entidades e os registros são feitos de forma padronizada.

Em razão da globalização, tornou-se necessário a adoção de padrões internacionais para as demonstrações contábeis.

Serão demonstradas algumas situações da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, para melhor exemplificação dos fatos.

2. CONTABILIDADE

Contabilidade é uma ciência social com objetivo de identificar, registrar, demonstrar e analisar todos os fatos econômicos e financeiros que afetam direta ou indiretamente o patrimônio de uma entidade. Sua principal utilidade é prover aos seus usuários informações úteis para processos decisórios.

São vários os usuários da contabilidade. O governo, por exemplo, utiliza a contabilidade para controlar a arrecadação de impostos. Os investidores, para acompanhar seus investimentos e verificar se estão dando bom retorno ou se precisam ser trocados por outro. Por essa razão, os registros contábeis devem ser efetuados por profissional da área, garantindo assim a credibilidade das informações. Se o contabilista errar, pode afetar o patrimônio e a vida pessoal de várias pessoas.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma criada com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre Procedimentos de Contabilidade, permitindo a emissão de normas reguladoras da Contabilidade Brasileira de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade.

2.1 – LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E PLANO DE CONTAS

Os registros de quaisquer movimentações são efetivados através de lançamentos contábeis feitos diariamente no respectivo livro – livro diário, através de documento comprobatório do respectivo fato. Além da conta credora e devedora, o lançamento deve conter valor, data e histórico que transcreva de maneira clara e objetiva a operação realizada.

Para efetuar esses lançamentos, utiliza-se o Plano de Contas, que corresponde ao agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas na Contabilidade; é a linguagem contábil e financeira da empresa. O Plano de Contas deve ser personalizado para atender às necessidades da empresa e seus usuários, seguindo sempre as Normas Contábeis. Conta é o nome dado às ocorrências da empresa.

As contas podem ser patrimoniais, quando representam o patrimônio da companhia (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) composto por bens, direitos e obrigações; ou de resultado (Receitas e Despesas).

2.1 ATIVO, PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO

Os bens e direitos a disposição da empresa, na contabilidade, estão representados no Ativo. Bens é tudo aquilo que é preciso para satisfazer as necessidades da empresa, seja tangível (têm forma física), intangível (não palpável), móvel ou imóvel. Os direitos correspondem aos recebíveis gerados através da entrega do patrimônio sem recebimento imediato do valor do bem. São contas com origem devedora.

As obrigações são as dívidas com terceiros (pessoa física ou jurídica com quem a empresa tem dívidas) e estão representadas pelo Passivo. São contas com origem credora.

O Patrimônio Líquido é composto por capital próprio (dos sócios) e também pode ser representado pela equação Ativo – Passivo = Patrimônio Liquido.

Essas contas são consideradas Patrimoniais, pois representam o patrimônio da empresa. No Passivo, temos as “origens”, ou seja, os recursos aplicados na empresa (quer seja através de capital próprio ou de terceiros) e no Ativo temos o destino/aplicações destes recursos.

Tanto o Ativo quanto o Passivo estão classificados em Circulante (a receber – Ativo, ou vencer – Passivo, até o final do próximo exercício) e Não Circulante (a receber ou vencer após o final do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com