TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Ensaios: ATPS Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Controlar adequadamente nossos gastos pessoais é fator fundamental para uma vida tranquila e próspera. Mas o que todos se perguntam é: “Como fazer esse milagre?” É mais cômodo culpar o governo, a inflação, os juros altos, a especulação internacional, do que adotarmos medidas que visem corrigir desvios. Você sabe como está a sua saúde financeira?

Planejamento financeiro é um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos como: casa própria, poupar para a educação dos filhos, viagens, etc. Significa ordenar a nossa vida financeira de tal maneira que possamos sempre ter reservas para os imprevistos da vida e sistematicamente, vagarosamente, construir um patrimônio para termos uma vida tranquila e confortável.

A reflexão sobre a situação financeira atual é ponto de partida para que façamos um planejamento financeiro pessoal seguro, com vista a alcançarmos uma boa saúde financeira. Quanto mais tempo levamos para nos organizar, mais difícil será para atingir nossos objetivos, visto que nossa capacidade produtiva diminui com o avançar dos anos.

O ser humano, ao gastar seu dinheiro, sempre o faz com alguma finalidade específica. Assim, quando vai ao supermercado para comprar carne e arroz, por exemplo, estará gastando seu dinheiro com a finalidade específica de atender às suas necessidades básicas de alimentação.

Além da satisfação das nossas necessidades, somos movidos também por desejos, às vezes incontroláveis. É assim quando compramos por impulso, quando cedemos à pressão da propaganda ou de familiares. Os dissabores das compras feitas por impulso costumam ser bem mais fortes e duradouros do que as satisfações por elas proporcionadas.

O meio em que vivemos exerce uma enorme influência sobre a forma como lidamos com o dinheiro. Se nossos amigos e colegas de trabalho são consumidores ingênuos, há uma forte tendência em seguirmos o padrão. Normalmente, os consumidores são influenciados por pessoas de seu convívio diário ou pelo ambiente que frequentam. Pressão da família para troca de veículo, convite do chefe para almoçar em restaurantes caros, desejo de acompanhar os colegas na compra de roupas de marca são exemplos de pressão externa sobre nossas decisões de consumo.

Os consultores ressaltam que as pressões da sociedade e pessoas que nos cercam são determinantes. Tornamos-nos consumistas, desejando muitas vezes adotar estilos de vida que não são os nossos, apenas para nos igualarmos a pessoas que admiramos. Os consultores alertam que devemos conhecer perfeitamente nossas limitações e viver de acordo com nossas receitas, o que geralmente não acontece.

As pessoas são normalmente estimuladas a consumir por desejo e não por necessidade. É importante que você tenha conhecimento da medida de suas necessidades, para poder atendê-las de maneira equilibrada.

Os consultores afirmam que o dinheiro que ganhamos pode não dar para comprar tudo, mas é suficiente para a maior parte das coisas que precisamos. É uma questão de planejar e determinar quais são os seus valores de consumo e os de sua família.

Antes de comprar, a pessoa deve analisar a relação custo–benefício que aquele produto vai proporcionar. Vale a pena comprar um produto que custa mais do que um modelo similar, só porque tem um detalhe novo? Justifica-se pagar o triplo por um aparelho de som, quando existe outro mais barato, só porque ele tem uma série de funções que provavelmente você nunca vai usar? Antes de comprar um bem questione: Isso é uma prioridade para mim? Será que estou comprando isso só para satisfazer a minha vaidade e deixar alguém com inveja ou por que eu realmente preciso?

Objetivo do planejamento financeiro pessoal:

• Elaborar diagnóstico sobre a situação financeira atual

• Aprimorar-se no trato do dinheiro, criando condições para melhor administração e planejamento de suas finanças.

• Ordenar sua vida financeira de tal forma que possa atingir seus objetivos

• Elaborar um planejamento financeiro pessoal, segundo 4 etapas (O quê?, quanto?, quando? e como?)

• Constituir reservas financeiras

• Construir patrimônio que garanta fonte de renda suficiente para ter vida tranquila e confortável no futuro.

Pontos importantes:

1. Gaste menos do que você ganha - Falar é fácil, difícil é por em prática. Isso não é uma tarefa simples. Você sabe quanto gasta mensalmente e em quê? Você sabe como suas despesas se comportaram esse ano?

2. Documente tudo - Formalize o que acontece com as suas finanças. Isso ajudará a começar a organizar sua vida financeira. Vale usar um caderno, bloquinho ou uma boa planilha. Separar as contas por tipo, controlar suas despesas, suas receitas, enfim, ter um histórico completo do que você ganha, do que você gasta e como gasta. Onde você consome a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros esse ano? É importante saber onde você gasta seu dinheiro. Começar a fazer e não parar no meio do caminho deixará seu controle efetivo e atualizado. Itens que merecem mais atenção:

- Cheque especial: As taxas de juros são elevadas. Lembre-se que esse limite não é um salário a mais;

- Cheque pré-datado: Ao utilizá-lo, faça constar no pedido ou na nota fiscal os números dos cheques pré-datados e as datas previstas para os descontos;

- Cartão de crédito: O controle das despesas realizadas com cartão exige cuidados. O consumidor deve verificar a conveniência de ter mais de um cartão (alguns consultores são contra ter mais de um), não se esquecendo de incluir, nas despesas, as anuidades. Convém o pagamento integral da fatura. Os juros cobrados no parcelamento são elevados. O parcelamento do tipo cliente no cartão de crédito possui juros de cerca de 8% e 9% ao mês, respectivamente, taxas de 152% a 181% ao ano. Cartão de crédito não significa dinheiro sobrando, desde que utilizado com a capacidade de geração de recursos, é ótimo instrumento para facilitar o controle de gastos. Além disso, o pagamento da fatura do cartão de crédito deve ser agendado para data compatível com o recebimento salário.

- Crediário: Estudos nacionais da Serasa revelam que quanto maior o número de parcelas oferecido ao consumidor maior é o risco de inadimplência. O aumento da inadimplência com o passar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com