TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE Analise De Investimento

Pesquisas Acadêmicas: ATPS DE Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  5.253 Palavras (22 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 22

Veremos neste projeto de investimento, um negócio no qual tem a analise e a viabilidade econômica por meio dos critérios estudados nas disciplinas, (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento na prática.

Com demonstração adquirida e a competência necessária para aavaliação de projetos e negócios empresariais. Aimportância de reconhecer os tipos de investimentos e visualizar oportunidades de negócios.

Também serão demonstradoselementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade, cálculo de viabilidade econômica e sobre efeitos da inflação na análise de investimentos.

DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

Empresa:FRUTA & SABOR.

Tipo de Negócio: Casa de Sucos Naturais.

Informações: Idealizado pelo baixo investimento inicial e na possibilidade de oferecer outros produtos e serviços. A grande diversidade de frutas existentes no território brasileiro amplia as opções de bebidas. E o nosso clima aumenta o consumo por sucos naturais.

Mercado: O ramo de alimentação e bebidas está em crescente. Se a economia continuar crescendo às taxas atuais, o mercado de sucos pode duplicar em cinco anos.

Localização: A localização do ponto comercial é uma decisão muito importante, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, a segurança e a limpeza do local.

• TIPOS DE INVESTIMENTOS

Investimento trata-se de aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro, superior ao aplicado, compensando inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral, em longo prazo).

Citamos alguns tipos de investimentos:

Investimentos relacionados a aplicações financeiras.Quando uma empresa, ou mesmo uma pessoa física , tem (caixa) dinheiro sobrando, podem-se aplicar esses recursos no mercado financeiro e, assim, receber juros pela aplicação. Com isso citamos algumas aplicações: CDB, Caderneta de Poupança, Debêntures, Ações de empresas, Fundos de investimentos e Títulos públicos.

Esses investimentos podem ser classificados em renda fixa ou renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.

• Investimentos em Renda Fixa - Um tipo de investimento é qualificado como investimento em renda fixa, quando se conhece previamente a sua taxa de rentabilidade e o seu prazo de resgate. Nos investimentos em renda fixa, a taxa de remuneração, ou a sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação. Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo governo ou por uma empresa privada, você estará emprestando a quantia investida ao emissor do título para, em troca, depois de certo período, receber o valor aplicado (denominado principal), acrescido de juros pagos como forma de remuneração de seu empréstimo. As condições do investimento - tais como cláusulas de recompra, prazos, formas de remuneração e índices - são acertadas com o devedor (também chamado emissor do título ou tomador) no momento da aplicação. Na renda fixa, assim como em qualquer investimento, sempre existe a possibilidade de perda do capital investido, no todo ou em parte. Por exemplo, se o emissor do título não cumpre a obrigação assumida, o investidor deixará de receber uma parte ou a totalidade da quantia pactuada. Outro risco possível é de, ao final da aplicação, a rentabilidade se revelar menor do que a oferecida para outras aplicações de risco similar e disponíveis durante o mesmo período. Os investimentos mais populares em renda fixa são a Caderneta de Poupança e os FDI (Fundos de Investimentos). Mas há também outras aplicações, como: Fundos de Renda Fixa, CDBs e Debêntures. Os investimentos em renda fixa são classificados em: investimento em renda fixa pré-fixada e investimento em renda fixa pós-fixada.

• Investimentos em Renda Variável - Um investimento é qualificado como investimento em renda variável, quando não se conhece a sua taxa de rentabilidade e nem o seu prazo de resgate. A rentabilidade do investimento será definida de acordo com os resultados obtidos pela empresa ou instituição emissora do respectivo título.

Nos investimentos em títulos de renda variável, o investidor não tem como saber, previamente, qual será a rentabilidade da aplicação. Porém, se a escolha for feita com critério, diante de opções bem avaliadas e com diversificação dos investimentos, a aplicação em renda variável poderá proporcionar ao investidor um retorno maior do que o obtido em aplicações de renda fixa. Nos investimentos em renda variável, a possibilidade de perda decorre não apenas da possibilidade de não pagamento pelo devedor, ou empresa na qual se investiu, mas também da possibilidade de a rentabilidade obtida terminar sendo menor do que a taxa de juros oferecida por aplicações de renda fixa disponíveis no mesmo período do investimento.

Geralmente, os investimentos em renda variável são recomendados para prazos mais longos, e para investidores com mais tolerância às variações de preço dos títulos, muito comuns nesse mercado. Nesse tipo de investimento a diversificação da carteira, ou seja, o investimento em títulos de vários emissores diferentes é muito importante para diminuir o risco, pois eventuais perdas em alguns papéis podem ser compensadas com ganhos em outros. Os investimentos mais tradicionais e populares em renda variável são as ações, os fundos de ações e os clubes de investimento. Ao entrar em Ideias de Negócio, terá à sua disposição dados nacionais e estaduais sobre empreendimentos tão diferentes quanto locadora de vídeo, academia de ginástica, alimentos congelados, reciclagem de papel, restaurante de comida chinesa, distribuidora de bebidas e organizador de ambientes.

Sobre investimentos citamos três tipos:

a)Investimentos Públicos: São definidos como aplicações de capital totalmente detido pelo estado. E cujo objetivo principal é a melhoria de vida das pessoas não tendo como "meta" o lucro.

b) Investimentos Privados: É o uso voluntário e planejado de recursos privados em projetos de interesse público. Ao contrário do que muitos pensam o investimento social privado não deve ser confundido com assistencialismo.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com