TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teorias Da Contabilidade

Artigos Científicos: ATPS Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

Objetivos da Contabilidade........................................................................................................4

Exercício de Fixação...................................................................................................................9

Planilha de Descrição de Contas 10

Analise de Contas de Empresas do CVM.................................................................................12

Diferença entre Sociedades Empresárias e Anônimas..............................................................14

Referências Bibliográficas........................................................................................................19

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

A Contabilidade constitui dados de natureza econômica, financeira, de produtividade e social, aos usuários internos e externos de uma empresa. Mas também é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.

O objetivo principal da Contabilidade é o de consentir, a cada grupo principal de pessoas, a avaliação da situação econômica e financeira, num sentido mais claro possível. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente, ou seja, o Contador ou Contabilista tem a função de ficar sempre avaliando as mudanças das leis e regras para alertar os usuários dos seus riscos futuros, porém não pode interferir dando informações que modifique o planejamento interno das empresas para reverter à situação.

A Contabilidade refere-se ao núcleo central de qualquer empresa, pois sua finalidade aos usuários internos e externos é de demonstrar segurança, pois é de grande importância As Demonstrações contábeis também visam mostrar resultados da atuação da Administração na gestão da empresas e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.

Feito todo um levantamento através de um processo cujo nome seja auditoria onde é realizadas informações e demonstrações através de um relatório onde tem regras e leis a serem compridas, informações que podem ser expressas a outros tipos de usuários que podem ser de suma importância a todos dentro de uma empresas para saber não só a questão financeira, mas também o andamento da empresas para saber se o futuro da empresa está garantido, muitas vezes essa preocupação é de funcionários e fornecedores que querem garantir seus salários em dias nos seus prazos estipulados.

Em uma empresa o que ocorre com um controle financeiro, e que através das demonstrações contábeis depois de feito uma auditoria por um auditor contábil, é expostos o balanço patrimonial, os lucros e os gastos totais, em nossa vida particular não é muito diferente todo mês recebemos nossa remuneração, pois bem, representaria nosso ativo, porém durante este mês acontece as despesas das nossas empresas (casa) despesas fixas e despesas flutuantes ou imprevisíveis onde representaria nossos passivos (obrigações) contas a serem pagas, mas nem sempre na vida particular é feito um controle financeiro no mês, onde colocamos os gastos no papel para ter um total controle do nossos bens ou podemos chamar de lucro.

Nas empresas há planilhas dividindo os setores e departamentos para facilitar o controle financeiro, em nossa vida particular é bem parecido, porém esses setores e departamentos poderiam chamar de valores fixos, ou seja, gastos de suma importância para nós como: aluguel, água, luz, etc.

E os gastos variáveis que são imprevisíveis, estes gastos poderiam chamar de extras, pois é de suma importância, porém é onde mais erramos em não se preocupar em se controlar, podemos classificar gastos variáveis como: festas, compras no shopping, doenças etc.

Ao fazer está comparação vimos que a contabilidade é essencial tanto na vida de uma empresa para manter sua continuidade com mais segurança e prever de riscos futuros como na vida particular fazendo controles financeiros e evitando gastos excessivos para ter uma vida social mais saudável, tranquila e em paz.

Podemos concluir que o artigo define a importância da contabilidade dentro das empresas, e cada autor defende uma maneira de ser exposta essa ideia e defende seu conceito sem perder o foco e os padrões a serem defendidos.

Observamos que a contabilidade dentro de uma empresa vive em constante ciclo de operação, começando pelo principal o ativo, Iudícibus (2009) afirma, o ativo é importante porque a sua definição e avaliação, está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas. De acordo Hendriksen e Van Breda (2007) ‘’ os ativos são na sua essência, reservas de benefícios futuros’’.

Segundo o estudo realizado por uma equipe de alunos de teoria da contabilidade da USP e PUCSP, destaca-se a conceituação elaborada que se aproxima do que se aceita atualmente com a melhor caracterização de ativo ‘’são recursos controlados por uma empresa capaz de gerar mediata e imediatamente fluxos de caixa’’.

Analisando todas as ideias dos autores vimos que os usuários dependem dos contabilistas para obter suas devidas informações, a serem executadas nas empresas, e vimos acima que o item que faz todo esse processo se iniciar é o ativo.

A definição mais abrangente é aquela sugerida pelo Financial Accounting Standards Board (FASB), mediante o § 35 do Statement of Financial Accounting Standards (SFAS) 6 que diz ser os passivos “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma empresas no sentido de transferir ativos ou serviços para outras empresas no futuro em consequência de transações e eventos passados”. Esta definição apresenta o fato gerador da obrigação como o ponto forte da determinação da ocorrência do passivo e abrange o conceito ao falar de “transações e eventos”, considerando aspectos ausentes nas definições preliminarmente abordadas, por isso, este conceito é o que é mais aceito pela comunidade atualmente.

Após concluirmos a definição de ativo e passivo que estão ligados um ao outro dentro de uma empresa temos o resultado patrimônio liquido. ‘’Ativo+Passivo = Patrimônio Liquido‘’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com