TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Por:   •  23/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing

JULIANA INOCÊNCIO PEREIRA – RA 4359800823

DANIELA PARANHOS PENTEADO – RA 3815634840

CARLA CAROLINE R. BATISTA – RA 3830702239

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Campinas – SP

JUNHO / 2012

ATPS – Ética e Relações Humanas no Trabalho

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma 1, como exigência parcial da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, sob orientação do(a)  Prof.(ª) Fabio Alexandre Muller.

Campinas– SP

Junho/2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ETAPA 2        5

    ETAPA 3        6

    ETAPA 4        7

    DESAFIO MAPA DE CONCEITO        8

    CONCLUSÃO        9

    BIBLIOGRAFIA        10

INTRODUÇÃO

Hoje a sociedade sabe quais são as atitudes éticas. Sabe a distinção do certo e do errado, do bom e do mal. Porém são poucos os indivíduos que sabem viver a ética, e menores ainda, são os números que sabem definir: o que é ética?!

Neste conteúdo, veremos o significado dessa palavra, o que ela significa no âmbito empresarial.

ETAPA 2

Ética é o conjunto de valores que servem de pilar para a vida do homem na sociedade, atuando como íons na sociedade, para que haja harmonia social. Está diretamente ligada com o senso de justiça, já que é construída de acordo com os valores históricos e morais da sociedade.

Moral é o conjunto de regras e costumes, estabelecidos e aplicados por cada sociedade. A partir disso, seus indivíduos passam a julgar o que é bom ou mal, certo ou errado.

Lei é o ato subseqüente ao não cumprimento das regras e costumes estabelecidos pela sociedade.

Ética é o alicerce da moral, na medida em que não existem valores ou hábitos sociais estabelecidos. Quando esses valores existem, a ética torna se Moral, devido ao julgamento estabelecido por determinada sociedade. Assim a nasce a Lei, que atua como agente reativo ao descumprimento do fator Ético mais Moral de uma sociedade.

“A Ética e a Moral trabalham como mesmo objetivo, nortear a conduta do indivíduo em seu caráter, para uma melhor atuação na sociedade. A lei serve como punição aos atos que vão contra a ética e moral da sociedade.”

ETAPA 3

A ética empresarial é fundamental para o processo de inserção da empresa na sociedade, já que está ligado ao conceito de responsabilidade social nas organizações, atuando no contexto social político e econômico, com o objetivo de desenvolver a comunidade através da responsabilidade social. Para isso se faz necessário a revisão de valores em algumas empresas, como, autoritarismo, paternalismo, individualismo e consumismo.

Hoje as empresas que não só conhecem mais praticam a ética, garante sua continuidade no mercado, pois passam a ser avaliadas com os padrões tangíveis de marca, prestígio e confiabilidade.

As atitudes éticas também são vistas como forma de propaganda

Confiabilidade essa que se resulta em lucro, já que a garantia de um conceito é fundamental para efetivar uma empresa.

ETAPA 4

Responsabilidade social é a forma que se define pela relação ética entre a empresa com todos os públicos que se relaciona. O objetivo de metas que possam beneficiar a sociedade como um todo, exemplo, promovendo ações que estimulem a preservação do meio ambiente, estimular a desigualdade social ou respeitando as adversidades.

Os stakeholders (partes interessadas) ligadas a empresa, são um grupo qualquer dentro ou fora da organização que tem interesse em seu desempenho, porém eles procuram atuar na sociedade qual a empresa está inserida, junto ao seu público interno e externo (clientes atuais e potencias, fornecedores, governo, sociedade), e como conseqüência a empresa tem maior visibilidade e ação frente a opinião pública.

Essa relação busca satisfazer as necessidades e interesses dos envolvidos, assim, asseguram sustentabilidade a longo prazo, por estarem alinhadas com a sociedade, fortalecendo seu desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com