TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ética

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Grupo Turma: N10

Anderson de Freitas Aschidamini RA 409417

Claudia Campezatto RA 407514

Carmen Vera Goni Moraes RA 418521

Maicon da Silva Maria RA 415475

Meliana Cardoso Balena RA 405660

Professor Me. Maurício Dias

Tutor Presencial: Guilherme Lorenz

Tutor à distância: Márcio Ferreura

         

       

Porto Alegre/RS

Junho/2013

INTRODUÇÃO

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

A conciliação das bases teóricas da ética com o mundo contemporâneo tem enfrentado muitos dilemas. Ao passo que a virtude e a busca de felicidade nortearam os pilares filosóficos e conceituais apregoados por Aristóteles na Grécia Antiga, os costumes hodiernos andam na contramão desse pensamento.

É possível afirmar que o Brasil vive sim uma crise ética em diversos setores. Porém é importante reconhecer que existem legislações e códigos de condutas, posturas e profissionais que estabelecem regras que contemplam obrigações e deveres de cada cidadão ou profissional.

O desrespeito a qualquer norma de conduta corresponde a uma atitude reprovável, que parte voluntária ou involuntariamente de cada um. A sociedade acaba sendo vítima da sensação de impunidade predominante nos dias atuais. Poucos acreditam que haverá punição severa a quem comete um delito mais grave e aqui, não se fala nos previstos no Código Penal, por exemplo, que envolvam homicidas ou assassinos.

Os valores morais, “esquecidos” ou “violentados” por criminosos de alta periculosidade, são punidos, a partir de investigação consistente com a detenção e penas aplicáveis. O que consagra a perplexidade generalizada é uma certa “frouxidão moral”, presente nos segmentos público e privado.

Todos os dias nos deparamos com novos escândalos, violação de leis e condutas que deturpam os conceitos e práticas éticas. O convívio harmônico de qualquer sociedade passa, fundamentalmente, pela atitude correta dos seus integrantes e a correspondência dos mesmos com o ordenamento vigente.

Criar ou fazer cumprir leis não é o suficiente para recuperar valores perdidos ao longo do tempo. Este mal pode e deve ser suprido com investimentos e acesso à educação, por exemplo, garantindo sobretudo aos que mais precisam e menos esclarecidos essa conquista.

A consideração de valores históricos, de recursos tecnológicos e a necessidade de compreender qual papel exercemos  na sociedade está na gênese dessa questão. De nada adianta, termos formação, profissão e responsabilidades se formos incapazes de reconhecer nestas condições princípios éticos em todos os níveis.

Muito do que observamos nos atos de vilania ou corrupção, guardam relação direta com posturas que desrespeitam o bem individual. O coletivo, nestes casos, é completamente esquecido por quem resolve agir de maneira antiética.

A desintegração de valores e princípios, afirmou-se com o passar dos anos e, ainda que códigos e normativas sejam criadas com alguma frequência, há uma ignorância ou indiferença a este processo evolutivo. No que se refere à ética há, de fato, uma involução na sociedade brasileira atual.

A tomada de decisões responsáveis e a opção pelas ações conscientes devem formar a base do pensamento que objetive recuperar valores perdidos. Resgatar as concepções originais do pensamento ético a partir de Aristóteles tem a sua importância, contudo serve a uma perspectiva mais subjetiva

O correto e adequado é atualizar o comportamento humano como um todo, Para isso, faz-se necessário que cada cidadão reconheça na ética um benefício, um valor imutável, capaz de imprimir transformações importantes para melhor em nosso contexto social.

.

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

SINOPSE DO FILME

        Trata-se de um executivo desapegado a família, sentimento e coisas materiais, sua filosofia de vida é não ter raízes, ele é conhecido como o homem da mochila vazia, seu nome é Ryan Bingham (George Clooney). Trabalha em uma empresa que presta serviços terceirizados que é contratada para executar e demissão de pessoas.  Ryan  possui uma meta pessoal, que é acumular 10 milhões de milhas aéreas já que passa mais de 300 dias do ano viajando pelo país (USA) demitindo pessoas. Em uma de suas viagens, conhece Alex (Vera Farmiga), uma linda mulher muito parecida com ele. Desapegada, Alex passa muito tempo viajando e apaixonada por milhas aéreas, parece ter as mesmas ideias.

        Devido a uma grande crise econômica no mercado americano, a demanda do serviço prestado pela empresa em que Ryan trabalha aumentou muito, então houve a necessidade de algumas mudanças para garantir a satisfação dos clientes, mais agilidade no serviço e uma redução de 85% de custos com viagens.  Assim decidiram implantar um sistema de demissão por vídeo conferência, desenvolvido por uma nova funcionária chamada Natalie Keener (Anna Kendrick).  Ryan foi totalmente contra essa idéia. Como o negócio da empresa impacta diretamente na vida das pessoas, ele considera desrespeitoso demitir os empregados por uma webcam, contudo foi o próprio Ryan o funcionário designado para dar treinamento de campo para Natalie.  

        Já em treinamento Natalie pede a Ryan para demitir a próxima pessoa da lista e ele responde que sim, uma funcionária é chamada  e Natalie segue todo um roteiro que de acordo com sua visão é mais eficaz, a senhora sem chão então a surpreende dizendo que vai se atirar de uma ponte.

        Ryan começa a sentir  algo muito forte por Alex  e consegue  ver a vida de uma maneira diferente, então decide fazer uma surpresa, vai até a casa dela e descobre que ela é casada e tem filhos, Ryan decepciona-se e vai embora.

        Em reunião seu chefe pergunta a ele se alguma das pessoas demitidas apresentava sinal de depressão, Ryan respondeu que não lembrava. Seu chefe então revela que uma senhora havia cometido suicídio, pulando de uma ponte. Ryan preocupa-se com Natalie e pergunta como ela reagiu. O chefe responde que ela demitiu-se por mensagem de texto. Ryan então, faz uma carta de referências, ao novo contratante de Natalie, dizendo que tem muita experiência em demitir pessoas mas se tivesse que admitir alguém, certamente essa pessoa seria Natalie que por sua vez é contratada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com