TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATSP Empreendedorismo

Artigos Científicos: ATSP Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 16

Relatório

O primeiro Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) surgiu ao final da década de 60 em uma época em que se fazia necessidade de um sistema para gerenciamento das informações, visto que até então usavam os primitivos sistemas de arquivos disponíveis na época, os quais não controlavam o acesso concorrente por vários usuários ou processos.

Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos

Vantagens e Desvantagens

Veremos nesta etapa as vantagens e desvantagens da aplicação de um SGBD em relação ao uso de armazenamento dos dados em arquivos.

Sistemas de Banco de Dados

Tabela 1 1 - Sistema de Banco de Dados

Fonte: Elaborada pelos próprios autores

Sistemas de Arquivos

Tabela 1 2 - Sistemas de Arquivos

Fonte: Elaborada pelos próprios autores

Definições

Modelo de Dados

Modelo de dados, consiste na especificação das estruturas de dados, contendo uma coleção de ferramentas conceituais para descreve-lo.

Oferece uma maneira de descrever o projeto de um banco de dados do nível lógico e físico.

Especificando também a atividade de regras, necessárias para suportar uma área e negócios. Representada também, por um conjunto de requerimentos de informações.

É uma parte importante do desenho que compõem o sistema de informação.

Normalmente atende três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física.

A primeira e conhecida e usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Modelos de Dados mais conhecidos

Modelo de dados entidade-relacionamento (MER)

Modelo de dados entidade-relacionamento (MER), (Leitura, construção e validaçãoos modelos). O modelo entidade-relacionamento é baseado em uma percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos chamados entidades, e em relacionamentos entre estes objetos. Uma entidade é um objeto que é distinguível de outro objeto por um conjunto específico de atributos. Por exemplo, os atributos número e saldo descrevem uma conta particular em um banco. Um relacionamento é uma associação entre várias entidades.

Por exemplo, um relacionamento ContaCliente associa um cliente a cada conta que ele possui. O conjunto de todas as entidades de um mesmo tipo e o conjunto de relacionamentos do mesmo tipo é denominado conjuntos de entidades e conjuntos de relacionamentos, respectivamente.

Em acréscimo a entidades e relacionamentos, o modelo ER representa certas restrições com os quais os conteúdos de bancos de dados precisam estar de acordo. Uma restrição importante é o mapeamento de cardinalidade (ou multiplicidade de um conjunto de relacionamentos) que expressa o número de entidades ao qual outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.

Sendo os softwares BrModelo, BPWin, os utilizados;

Modelo relacional

Modelo relacional usa uma coleção de tabelas para representá-la os dados e as relações entre ele. Cada tabela possui diversas colunas, e cada coluna possui um nome único. O modelo relacional é um exemplo de modelo baseado em registros, e é o modelo de dados mais usado, e uma grande maioria dos sistemas e banco de dados atuais é baseada no modelo relacional, sendo os softwares BPWin, Aris Tool Set, Visio da Microsoft e similares SmartDraw, dentre outros;

Banco de Dados Orientado a Objetos

Modelo de dados baseado em objeto (ODBMS ou OODBMS), um banco de dados em que a informação é armazenada na forma de objetos. Sendo o gerenciador de banco de dados para um orientado a objetos. Sendo dois fatores principais que levam a adotaresta tecnologia de banco de dados orientados a objetos. A primeira, é que em um banco de dados relacional se torna difícil de manipular com dados complexos. Segundo, os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos, e o código precisa ser traduzido entre a representação do dado e as tuplas da tabela relacional, o que além de ser uma operação tediosa de ser escrita, consome tempo. Softwares como C++, C#, Java, Python ou Delphi, são bem utilizados para esta aplicação.

Entidade e relacionamento – ER

Entidade e relacionamento – ER. Pois é um modelo abstrato cuja a finalidade e descrever, de maneira conceitual, os dados a serem utilizados em um sistema de informação ou que pertençam a um domínio. Sendo a representação gráfica sua principal ferramenta. Baseado na percepção de um universo constituído por um grupo básico de objetos chamados de entidades e por relacionamento entre esses objetos.

Controle de Estacionamento

Tabela 1 3 - Entidade e Atributos

Fonte: Elaborada pelos próprios autores

Esquema e Instância

Esquema – Descrição (Textual ou Gráfica) da estrutura de um banco de

dados de acordo com um determinado modelo de dados.

Esquema do Banco:

Armazenamento no catalogo;

Mudanças muito menos freqüentes.

Instância – Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em

um determinado instante de tempo.

Estado do banco:

Dados do banco em qualquer ponto do tempo;

Inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com