TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrar, A Arte De Gerir Pessoas

Exames: Administrar, A Arte De Gerir Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Fazemos parte de um mundo repleto de mudanças que nos desafia a sempre sermos ágeis e criativos. Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas. Com o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização e enfrentar desafios, e isso só é possível através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado. Além desse processo, as empresas precisam oferecer condições para que estas pessoas se desenvolvam e contribuam para o alcance dos objetivos organizacionais. Para manter estas pessoas motivadas é necessário o monitoramento destas técnicas de treinamento e oferecimento por parte da empresa de benefícios que satisfaça as necessidades básicas e os façam sentir seguros a permanecerem nesta.

A Padaria e Confeitaria Doce Mel é uma empresa de pequeno porte que atua há 10 anos na cidade de Nova Lima, RS. Atualmente conta com dezesseis funcionários em quadro de pessoal e possui uma estrutura física de qualidade se destacando no mercado de doces, bolos, pães e seus derivados, com a missão de transmitir qualidade e seguranças nos serviços prestados. Em sua estrutura física, conta com a área de atendimento ao cliente com três funcionárias; toda a área de produção e embalagem dos produtos com dez funcionários; um escritório administrativo em uma ala reservada juntamente com os lavabos e materiais de limpeza, esta área com dois colaboradores; e um veículo furgão onde labora o entregador.

Hoje a grande falha existente na Padaria é a falta de um processo de recrutamento e seleção, ou seja, há falha na seleção de pessoas adequadas para ocupar o cargo certo e desempenhar bem as funções, acarretando falha no desenvolvimento dos processos. As técnicas utilizadas atualmente baseiam se em análise superficial do currículo, indicação e entrevista de forma empírica, mas em função da saída de uma funcionária na área de produção, a empresa está buscando novas maneiras de preencher essa vaga fazendo com que a seleção funcione como um filtro que permite que apenas aquelas pessoas que apresentam características desejadas pela empresa ingressem na mesma.

2 DESENVOLVIMENTO

CARGO: AUXILIAR DE PRODUÇÃO SETOR: PRODUÇÃO

CARGO DO SUPERIOR IMEDIATO: PADEIRO

DESCRIÇÃO DO CARGO

RESPONSABILIDADES DO CARGO: Auxiliar em todas as tarefas na produção de pães.

Está sob as responsabilidades do Auxiliar de Produção atuar no auxílio e preparo de pães, separar e pesar ingredientes, manipular, cortar e cilindrar massas, auxiliar na colocação e retirada dos pães do forno, manter a ordem, organização e a limpeza dos instrumentos necessários para o trabalho, auxiliar no processamento dos alimentos, atualizar e verificar o estoque dos mesmos.

REQUISITOS PARA O CARGO: 2º Grau Completo

Competências Técnicas (Conhecimentos)

Ter conhecimentos básicos de panificação e pesagem de ingredientes.

Competências Comportamentais

Ter facilidade de trabalhar em equipe, ser dinâmico e pró- ativo, manter bons hábitos de higiene e ter agilidade.

Quando se fala em recrutamento refere-se à busca por mão-de-obra para abastecer o processo seletivo de determinada empresa, tendo com função buscar pessoas para atender as necessidades da empresa, atraindo candidatos com perfil adequado para determinada vaga.

O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. (CHIAVENATO, 2002 p. 198).

Em uma época em que o mercado de pessoas é altamente competitivo, pessoas e organizações vivem um contínuo processo de atrair uns aos outros. Da mesma forma que os indivíduos atraem e selecionam organizações formando e informando opiniões sobre elas, as organizações também procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não.

Para Araújo e Garcia (2006) o recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego. O recrutamento tem a função básica de atrair pessoas para suprir às necessidades da organização e abastecer o processo de seleção.

É possível realizar o recrutamento de pessoas de duas formas básicas:

• Recrutamento Interno: buscar no atual quadro de colaboradores alguém para a função necessária no momento.

• Recrutamento Externo: buscar profissionais no mercado de trabalho por meio de anúncios em jornais ou rádio, agências de empregos, solicitações em escolas técnicas e profissionalizantes.

A Padaria e Confeitaria Doce Mel optou por fazer o Recrutamento externo, utilizando-se dos vários recursos citados. Para Chiavenato (2009a) o recrutamento externo incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras organizações e pode envolver uma ou mais das seguintes técnicas de seleção:

Consulta aos arquivos de candidatos; Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa; Cartazes ou anúncios na portaria empresa; Contatos com sindicatos e associações de classe; Contratos com universidades e escolas, agremiações estaduais, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa-escola: Conferências e palestras em universidades e escolas; Contatos com outras empresas que atual no mesmo mercado; Viagens de recrutamento em outras localidades; Anúncios em jornais e revistas; Agencias de recrutamento; Recrutamento on-line; Programas de trainees.

Após o Recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com